PM registra diminuição de 50% nos furtos a residências do Rincão

60

Ações de policiamento preventivo e parceria com a comunidade têm dado bons resultados

Uma realidade constante nos balneários durante a baixa temporada é a grande incidência de furtos a residências. Isso ocorre principalmente porque boa parte das casas ficam abandonadas neste período, por serem de veranistas.

Neste ano, porém, o Balneário Rincão tem apresentado números otimistas. “Nós percebemos que houve redução de 50% no número de ocorrências com relação a furtos, que era uma preocupação muito grande dos moradores, em comparação com o mesmo período do ano passado”, revela o comandante do destacamento da PM de Balneário Rincão, sargento Reginaldo Rzatki.

Segundo o sargento, a polícia também conta com o apoio da Rede de Vizinhos, que sempre entra em contato com a PM quando percebe alguma movimentação estranha de suspeitos nas ruas. “Os criminosos furtavam as casas no período da noite. Mas atualmente a maioria adota a estratégia de furtar de dia, para tentar passar despercebidos em meio às outras pessoas. Mas nós estamos sempre atentos a qualquer tipo de suspeita de criminosos”, conta.

Pessoas com penas condicionais e saídas temporárias também ganham a atenção da PM. “Eles vêm em grande número para o Rincão e a gente está sempre fiscalizando os horários que eles têm para se recolher, para não dar margem para que eles cometam outros crimes”, explica. Conforme o comandante, a Vara Criminal está constantemente enviando ofícios para que a PM faça essa fiscalização de apenados.

Além disso, Reginaldo aponta que outro ponto a ser destacado é com relação à Lei Maria da Penha. Neste caso, a Polícia Militar de Santa Catarina conta com o projeto “Catarina”, que consiste em uma guarnição com ao menos uma policial mulher. Elas vão até a residência onde há a ocorrência de violência doméstica e fazem acompanhamento da ocorrência.

“Também temos feito um grande trabalho, com apoio do pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Içara, juntamente com a Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), que é nossa guarnição especial do Rincão”, conta.