Chapas definidas

Restando 12 dias para a definição do novo presidente da Cooperaliança, o cenário da disputa está definido. De um lado, a chapa encabeçada pelo ex-diretor da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus. Dedê lidera um time formado por empresários e projeta duas frentes. Uma delas prevê a continuidade do trabalho já desenvolvido pelo presidente Jorge Rodrigues, que tem sido elogiado. A outra frente pretende aproveitar essa pegada empresarial para inovar na gestão e na prestação de serviços da cooperativa. A chapa é apoiada pelos principais líderes da região. A outra chapa é comandada por Josimar da Silva. É uma chapa formada basicamente por militantes do PSL. Os bolsonaristas, com seis militares na chapa, pregam a necessidade de uma auditoria nas contas da entidade, de compras diretas para economizar recursos e divisão dos lucros. Será uma disputa interessante para medir a força do PSL em Içara.

Novo módulo

Prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, viaja nesta semana para a cidade de Erechim. Vai conhecer de perto um projeto inaugurado recentemente e que deve servir de modelo para a reformulação do Módulo Esportivo de Içara.  O ginásio poliesportivo vai ser erguido em frente ao atual ginásio, que será completamente reformado. O módulo tem três hectares, uma área privilegiada, praticamente no Centro da cidade, e que, com esse novo investimento, vai recuperar a importância que merece ter.

Novo líder

Em contagem regressiva para a retomada dos trabalhos, o Legislativo de Içara vai ganhar nas próximas semanas um novo líder de governo. Tendência é que o vereador André Jucoski, o Polakinho, seja o escolhido para a função. Indicativo importante que PSDB e MDB devem estar juntos em 2020.

Na CCJ

Vereador Alex Michels, que terminou o ano deixando o comando da Casa, está trabalhando nos bastidores para assumir a Comissão de Constituição e Justiça. Posto importante, de uma comissão estratégica. Definição deste cenário também deve ocorrer durante a semana.

Mais próxima

Vereador Rodrigues Mendes, presidente do Legislativo de Içara, está empenhado em aproximar a Câmara da comunidade. Além das sessões itinerantes, ele deve preparar uma campanha para esclarecer o papel do Legislativo, as ações desenvolvidas e a importância do parlamento para o dia a dia da cidade.

Muitos elogios

Prefeito do Balneário Rincão, Jairo Custódio, vem acumulando elogios ao longo desta temporada de verão. Com uma nova estrutura oferecida pelo novo calçadão e por outras melhorias, o município tem atraído número recorde de visitantes e deve fechar o Carnaval confirmando a melhor temporada dos últimos anos. Claro que ainda há muito a avançar, muitas ações precisam ser feitas, mas não há como negar que a rota traçada está correta.

Primeira lei

A primeira lei sancionada pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) foi uma proposta apresentada pelo deputado estadual Patrício Destro (PSB). A Lei n° 17.672 torna obrigatória a divulgação, por meio de cartaz, da gratuidade de laqueaduras e vasectomias em hospitais públicos que realizam os procedimentos. “A importância de aprovarmos a lei na Assembleia e ela ser sancionada pelo governador é que o Estado passa a informar de forma clara e objetiva os catarinenses que têm interesse no procedimento para planejamento familiar”, afirmou Destro. A Lei foi publicada no Diário Oficial do dia 8 de janeiro, mesma data em que entrou em vigor.

Ricardo Fabris

O vice-prefeito Ricardo Fabris assumiu o comando da prefeitura de Criciúma de forma interina. Licenciado por dez dias, Clésio Salvaro retorna ao cargo no dia 20 deste mês. “Vou tirar dez dias de licença para prestigiar o Ricardo, que tem sido um grande parceiro e tem compartilhado comigo todos os momentos bons e ruins do governo”, explica Salvaro. Fabris agradeceu a confiança de Salvaro e afirmou que é uma honra, mesmo num período tão curto, ser prefeito de Criciúma. “Fizemos muitas obras em dois anos de mandato. Todas estavam no compromisso quando assumimos. Tenho orgulho em ser vice-prefeito do Salvaro, estou aprendendo muito. Nesse período como prefeito, o jogo continua, estou à disposição”, discursou o prefeito interino.