Máquina do Carvão lembra o título da Copa do Brasil e da campanha na LIbertadores de 1992

Criciúma

Um dos maiores times de futebol da história do Criciúma e do futebol catarinense ganhou uma biografia. O livro ‘Máquina do Carvão’ conta a história e os bastidores do Tigre campeão da Copa do Brasil, em 1991 e que esteve perto de conquistar a América. A obra foi escrita pelo jornalista João Lucas Cardoso e o lançamento está marcado para a próxima terça-feira, dia 28 de maio, às 19 horas, no Tigre Sports Bar, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.

O livro retrata o time de futebol do Criciúma entre 1989 e 1992, período em que obteve conquistas grandiosas. Além do tricampeonato estadual, de 1989, 1990 e 1991, foi campeão da Copa do Brasil, a maior conquista nacional de uma equipe de Santa Catarina até hoje. O time também fez uma campanha surpreendente na Copa Libertadores da América de 1992, parando nas quartas de final diante do São Paulo, que seria campeão mundial naquele mesmo ano. A obra ‘Máquina do Carvão’ resgata este período numa narrativa repleta de histórias de bastidores, que vão do drama ao bom humor, da gestão inovadora e eficiente ao improviso.

“Foram mais de 25 entrevistas, apenas com jogadores, técnicos, dirigentes e adversários, além de pesquisa em jornais e emissoras de televisão de Criciúma e de Santa Catarina, para contar sobre um dos maiores times de futebol do futebol catarinense que apresentou o Criciúma para todo o Brasil. Além do título do livro, ‘Máquina do Carvão’ foi como nomeei essa equipe do Tigre, formada em 1989 e que existiu até o último jogo da Copa Libertadores da América, em 1992”, conta João Lucas Cardoso, que estreia como escritor.

Com quase 400 páginas, o livro foi editado pela Carbo Editora e tem ilustrações do criciumense Junis Laureano, autor da ilustração da capa, que recria uma foto histórica daquela equipe, e também de desenhos de todos os gols de título daquela equipe. As páginas internas também são recheadas com fotos de Ulisses Job, fotógrafo dos principais jornais de Criciúma e do estado no período, além de imagens de acervo pessoal de personagens. O prefácio é assinado por Zé Dassilva, cartunista, roteirista de TV e torcedor carvoeiro.

Para o lançamento, o bar temático, no Estádio Heriberto Hülse, tem muitas referências ao time biografado no livro “Máquina do Carvão”. A obra estará à venda no local, pelo valor de R$ 65,00, com pagamento apenas por pix ou dinheiro. Após o lançamento, estará disponível no site da Carbo Editora e também em livrarias de Santa Catarina. “Máquina do Carvão” será lançado em Florianópolis, no Vodu Bar, no centro da capital, no dia 4 de junho, às 19 horas.