Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma instrumentos civis que oferece apoio às pessoas que querem e precisam conversar

Da Redação

No Setembro Amarelo, um assunto muito difícil é o tema principal: suicídio. A campanha visa a conscientização sobre a prevenção do suicídio, reforçando a importância de auxiliar as pessoas em sofrimento. Para se ter uma ideia da urgência do tema, o último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre suicídio identificou que mais de 700 mil pessoas decidiram tirar a própria vida em 2019, número superior ao de mortes por HIV, malária, câncer de mama e homicídio. No Brasil, foram registrados 12.895 casos em 2020, de acordo com os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Na região carbonífera há o Centro de Valorização da Vida (CVV), com posto em Criciúma, que oferece apoio às pessoas que querem e precisam conversar. O trabalho é realizado sob total sigilo. Prestado por voluntários o atendimento acontece de três formas, via telefone pelo 188 (24 horas), via chat, Skype e e-mail ou ainda de forma presencial no polo localizado na rua Coronel Pedro Benedet, 321, sala 321, no Centro.

O atendimento emocional destina-se a todas as pessoas que, passando por problemas e aflições, sejam eles quais forem, necessitem conversar, compartilhar e desabafar. Assim como a identidade de quem liga, o assunto também fica em sigilo.

Ansiedade pode ser o começo

Os cuidados com a saúde mental têm sido uma pauta em evidência entre os brasileiros, que cada vez mais buscam ajuda profissional para acompanhamento psicológico e psiquiátrico. As teleconsultas psicológicas, por exemplo, passaram de 300 mil em 2020 para mais de 1 milhão em 2021 na plataforma Psicologia Viva, maior empresa digital de saúde mental da América Latina. Em 2022, até julho já foram mais de 720 mil atendimentos.

A ansiedade lidera as buscas dos pacientes, de acordo com o “Report Anual da Saúde Mental dos Brasileiros”, relatório quantitativo com dados extraídos da plataforma Psicologia Viva entre junho de 2020 e junho de 2021. Além da ansiedade, que lidera as buscas dos pacientes na plataforma com 20,1% de procura, depressão (6,5%), desenvolvimento pessoal (4,93%), psicologia clínica (3,27%) e saúde mental (2,59%) entram no ranking dos 5 temas mais buscados entre todas as faixas etárias.