Frente criada
A Câmara de Vereadores de Criciúma oficializou na quinta-feira (16) a implantação da Frente Parlamentar em Defesa do Pinheirinho. Responsável pela proposta, o vereador Miri Dagostin vai comandar os trabalhos. Segundo ele, o objetivo é enfrentar um dos principais problemas sociais de Criciúma.
“Temos ali 250 famílias que precisam ser retiradas. E, para isso, vamos trabalhar para tentar um programa Minha Casa Minha Vida que possa dar dignidade a essas pessoas e resolver uma situação grave. Essa medida vai trazer mudanças importantes também na segurança. É um projeto inicial, mas vamos tentar unir forças com o governo estadual e federal para tirar essas ações do papel”, pontua Miri.
No São Simão
O vereador Daniel Cipriano é outro que busca ajuda para tentar tirar projeto do papel. A intenção é levar um parque para o bairro São Simão.
“É uma área distante da região central e que não tem um parque para a comunidade. Temos ali um terreno que é particular e que é o último terreno livre para a construção desse parque. Já conversamos com o prefeito e vamos buscar apoio do Estado para comprar o terreno e fazer o projeto se tornar realidade”.
TEA
Ainda no legislativo de Criciúma, há projeto em tramitação para criar uma rede de apoio aos familiares de pacientes com Transtorno do Espectro Autista.
“A proposta é cuidar de quem cuida. Essas pessoas precisam de apoio. O prefeito tem mostrado uma atenção especial a esse tema e estamos apresentando esse projeto que fará diferença para muitas famílias”, ressalta o vereador Obadias Benones, autor do projeto.
Na escola
Já em Cocal do Sul, a Câmara deve votar em breve uma proposta apresentada pela vereadora Glícia Pagnan, que cria um programa de atenção aos portadores de TDAH, TOD e dislexia.
“São transtornos que dificultam o aprendizado e, por vezes, expõem esses alunos ao preconceito e ao bullying. A intenção é criar um programa para capacitar os profissionais e melhorar cada vez mais o atendimento”, explica.
Compostagem
O deputado Marquito (Psol) comandou ontem (quarta-feira, 15), no IFSC Criciúma, um seminário para capacitar professores sobre hortas e compostagem. A proposta surgiu na Comissão de Meio Ambiente da Alesc e busca multiplicar iniciativas de sustentabilidade e alimentação saudável.
“São ações que permitem às crianças conhecer mais sobre os alimentos, mas também aprender a reduzir os resíduos, conhecer ações de preservação do meio ambiente e valorizar a alimentação saudável”, pontua o parlamentar.
Vai sair
O advogado Gabriel Schonfelder, procurador de Balneário Rincão, acredita que até o final do ano o município possa ter o seu primeiro cartório de registro civil.
“Estamos nos mobilizando. Já tivemos três encontros com o Tribunal de Justiça e o processo está bem adiantado. Para os moradores do Rincão, a vinda de um cartório fará toda a diferença”.
Homenagem
Neste sábado (17), às 9h30, a Praça Nereu Ramos será palco de um momento histórico para a cidade e para os torcedores do Tigre. A Prefeitura de Criciúma, em parceria com o Criciúma Esporte Clube, fará a inauguração do Memorial de Fundação do Clube.
A cerimônia faz parte das comemorações pelos 78 anos do Criciúma E.C. e será também uma das atrações especiais do centenário de emancipação político-administrativa do município. Estão confirmadas as presenças de torcedores, familiares dos fundadores, autoridades municipais e a diretoria do clube.
Risco
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Criciúma concluiu um parecer técnico que aponta risco iminente à saúde pública, ao meio ambiente e à segurança da população, em razão de uma obra abandonada localizada na Rua Júlio Gaidzinski, nº 55, no Centro da cidade.
O imóvel, que seria o futuro empreendimento Santa Vita, encontra-se abandonado e exposto a invasões, descarte irregular de resíduos e acúmulo de água da chuva.
Com base em vistorias técnicas realizadas desde 2023, após chamadas recebidas pela central 199, agentes da Defesa Civil identificaram uma cavidade de cerca de 1.900 m² e três metros de profundidade no terreno, com estruturas expostas, sinais de deterioração e descarte de lixo. O local, segundo o relatório técnico, tem sido utilizado como ponto de atividades ilícitas e apresenta condições propícias para a proliferação de vetores de doenças, como o mosquito transmissor da dengue.