Tarifa mais cara

É bom o usuário do transporte coletivo de Criciúma ir preparando o bolso. A tarifa vai ficar mais cara ainda este mês. O pedido já foi feito pelas empresas concessionárias do sistema e agora está sob análise de uma equipe definida pelo prefeito Vaguinho. De acordo com o que foi solicitado, o valor considerado ideal para a passagem é de 8 reais. Claro que a tarifa não irá para esse patamar. A prefeitura utiliza estratégias para dar subsídios e baixar o valor. No entanto, é provável que a tarifa, hoje em 5 reais, suba para pelo menos 6 reais. O sistema precisa se manter, e adequar o valor é natural. O problema é que a elevação do preço vai gradativamente afastando as pessoas do serviço. Vaguinho foi eleito com a promessa de trabalhar a inovação no transporte, introduzir gradativamente ônibus elétricos e, com isso, tornar o modelo de transporte atrativo. Vamos aguardar, mas o primeiro tema que tem pela frente para o item transporte terá gosto amargo para o novo alcaide. 

Avaliando

Acélio Casagrande disse na quarta-feira (17) que um de seus desafios à frente da pasta da Saúde em Içara é tornar o setor uma referência para Santa Catarina. “Fiz isso por onde passei e com muito orgulho. Sei que, sempre que se fala de saúde, aborda-se um tema que mexe com a qualidade de vida das pessoas, e vou me dedicar a isso também em Içara”, ressaltou. Acélio conta que ainda está avaliando o setor. “Temos programas que dão muito certo e que vão ser reforçados. Refiro-me ao Saúde na Hora, ao Melhor em Casa e também a essa relação entre o município e o São Donato. Todos eles precisam e serão reforçados. Também vamos trabalhar para reduzir cada vez mais as filas e para garantir que os usuários compareçam às consultas, assegurando que o serviço seja cada vez melhor.” 

Tecnologia

O governador Jorginho Mello aproveitou evento na quarta-feira (17) em Blumenau para ressaltar a importância da inovação e da tecnologia para o desenvolvimento do estado. “Estamos dando um grande passo para transformar a inovação em uma das forças motrizes do crescimento econômico de Santa Catarina. Este programa é uma ponte entre o governo, a academia, o setor produtivo e a sociedade civil, que juntos podem criar soluções inovadoras para os desafios do presente e do futuro”, afirmou o governador durante a conferência realizada no Centro de Inovação de Blumenau (CIB). 

Jacaré

A obra da Lagoa do Jacaré, no Balneário Rincão, está em reta final. Quem passar pelo ponto turístico vai observar a passarela de madeira ao redor da lagoa, quadras de esportes, ciclovia, estacionamento, área de lazer infantil com grama sintética e uma pista de skate. O local ainda contará com espaços destinados à gastronomia, onde restaurantes poderão se instalar ao redor da lagoa e oferecer opções para quem quiser passar o dia no espaço. “Esta é uma obra importante, que iniciamos junto ao prefeito Jairo Custódio e estamos finalizando para entregar em breve à população. A lagoa sempre foi um ponto de encontro para muitas pessoas, mas agora ela está repaginada, e a ideia é que se torne um local para todas as famílias passarem o dia se divertindo”, destaca o prefeito Luiz Laurindo. 

Melhorando

A iluminação pública de Criciúma passou por um trabalho de revitalização nas últimas semanas. Foram mais de 400 pontos melhorados. “A gente fez esse mutirão de manutenção devido ao acúmulo gerado pelo fim de ano e pelo período pós-festas. Nós tivemos um volume maior de reportes relacionados à necessidade de reparos e manutenção. Conseguimos atender cerca de 370 solicitações e passamos de 420 pontos de luz reparados. Isso porque, às vezes, uma solicitação é sobre uma rua que tem cinco postes precisando de manutenção”, explicou o diretor de Iluminação Pública e Monitoramento de Criciúma, Celsinho Menezes. 

Fiscalizando

O Procon de Santa Catarina está fiscalizando as filas em pedágios na BR-101. O órgão lembra que, assim como nos bancos, o motorista tem tempo mínimo de espera. Passados 15 minutos na fila, ele já pode acionar o Procon, preferencialmente via WhatsApp, e fazer a denúncia.