Temperatura deve ser negativa na Serra Catarinense e oscilar entre 5 e 10 positivo na Região Carbonífera

Frente fria

Ontem (18) os termômetros começaram a cair forte na Região Carbonífera; e a frente fria deve ficar por alguns dias e podem até provocar neve na Serra Catarinense. A massa de ar polar provocará temperatura com mínima de 5ºC de acordo com a Epagri/Ciram nas madrugadas. Rajadas de vento de até 80km/h podem ocorrer, também, devido à frente fria.

Devido a massa de ar polar, hoje (19) será encoberto com aparecimento do sol ao longo do dia, bem como de baixas temperaturas com mínima de 2ºC e máxima de 10ºC no Sul.  Havia, até o fechamento desta edição, a previsão de neve para alguns pontos da Serra Catarinense na madrugada de hoje. Além disso, deve ocorrer geada em alguns pontos. No Meio-Oeste a temperatura pode chegar a -6ºC. Existe o risco de congelamento das pistas.

O frio segue no sábado (20) com temperatura entre 3ºC e 13ºC no Litoral Sul. O dia será de sol e tempo bom. Na Serra a mínima fica abaixo de -5ºC nos pontos mais altos, alerta a Defesa Civil de Santa Catarina.

Ações municipais preventivas

Com a previsão da chegada de frio intenso, a Secretaria de Assistência Social de Criciúma, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, preparou uma mobilização para recolhimento de moradores em situação de rua. O trabalho, que já vem sendo feito em parceria, por razão das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias, continuará nos próximos dias.

Durante o dia, a Secretaria de Assistência Social realizará um trabalho de orientação para a população de rua, alertando sobre a chegada da massa de ar frio, e no período da noite, uma ação conjunta de abordagem social com possível recolhimento consensual dessas pessoas, que serão encaminhadas para a República (antiga Casa de Passagem), localizado na rua Giácomo Sônego Neto, 415 – Pinheirinho. “Esse encaminhamento é voluntário, facultativo. Nós oferecemos o encaminhamento, mas depende deles aceitarem”, afirmou o secretário de Assistência Social, Bruno Ferreira.

Pistas congeladas

A preocupação da Polícia Rodoviária é também das pistas congeladas e o aumento considerável de trânsito a caminho da serra. Ontem, hotéis da região serrana já estavam lotados ontem.