As previsões de Amin

Senador por Santa Catarina e principal líder do PP no Estado, Esperidião Amin cumpriu roteiro nessa quinta-feira no Sul Estado. Veio para a região com um compromisso partidário. “Preparando a equipe para a disputa eleitoral do próximo ano. O PP é quem governa o maior número de cidades na Região Carbonífera. Nosso desejo é administrar todos, mas como isso não é possível, vamos tentar ampliar o número que temos hoje”, argumentou o ex-governador. As prioridades, claro, são para as duas principais cidades da região. “Claro que com atenção para os demais municípios, mas há prioridades para Içara e Criciúma”, adianta Amin. Para ele, a eleição do próximo ano vai ter sim respingos do resultado do último pleito. “Porque o eleitor quer mudança, quer renovar. Mas não pensem que o eleitor vai votar no número. Para prefeito e vereador, o eleitor quer conhecer bem em quem está votando. Outra grande diferença é o fim das proporcionais. Isso vai reduzir o número de partidos no país”, projeta.

Retomando

Durante entrevista que fiz com Amin, ele falou sobre o governo de Jair Bolsonaro. Projetou a aprovação da reforma da Previdência de maneira rápida no Senado, projetou uma PEC paralela para os municípios e apostou ainda na reforma tributária. “Com isso tudo, o Brasil vai aos poucos retomar seu crescimento”, acredita. Amin também avaliou o governo de Bolsonaro. “Na minha avaliação, ele ainda não acertou a equipe. Tem algumas situações que não concordo. Uma delas é essa posição ferrenha em defesa dos Estados Unidos. Acham realmente que os americanos vão nos ajudar?”

Pronta

Dalvania Cardoso acompanhou de perto o roteiro de Esperidião Amin pela região. Durante entrevista à Difusora, fez questão de dizer que está se preparando para mais um processo eleitoral. “Sou sim pré-candidata do Partido Progressista e estamos conversando com alguns partidos. Já conversamos com o PSB, PRB, PSL e o PDT. O que já sabemos é quem será nosso adversário, que é o candidato que será indicado pelo governo, por um dos nove partidos que integram o governo”.

MDB

Depois de Amin, quem deve cumprir agenda pela região é o deputado Celso Maldaner. Presidente do MDB, ele vem circulando o Estado também para preparar o partido para o pleito municipal. O MDB é o maior partido de Santa Catarina e trabalha para não perder este posto.

Mês ruim

Foram divulgados nesta quinta-feira os dados relacionados a geração de emprego no país no mês de junho. Foi um mês ruim, com a geração de pouco mais de 48 mil vagas. Em Santa Catarina, o cenário foi ainda pior. O Estado conseguiu criar apenas 940 vagas. Na Região Carbonífera o saldo até foi positivo, mas apenas 138 vagas foram criadas. O mês foi ruim, mas se avaliarmos o semestre, ele foi positivo. Foram mais de 400 mil postos no primeiro semestre, o melhor resultado dos últimos cinco anos. Em Içara foram 592 vagas, números que mostram o bom momento da economia da cidade.

Parceria

Governo de Criciúma acertou parceria com o Hospital São José para zerar a fila de espera por cateterismo na cidade. Serão 100 procedimentos programados para os próximos dias. “São pacientes de Criciúma que estão aguardando na fila e que vão ser atendidos. Como o SUS paga pouco, o governo vai fazer uma complementação para garantir os procedimentos. O foco é salvar vidas”, explica o secretário Acélio Casagrande. Segundo ele, nos próximos dias, no mesmo modelo, serão realizadas cirurgias cardíacas com o São José. “Já está fechado e os detalhes serão anunciados nos próximos dias”.

Celular

Vereadores de Içara aguardam visita de técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para analisar os melhores locais para a implantação de novas torres de telefonia na cidade. Assunto se arrasta na cidade há pelo menos dois anos e enquanto não há uma solução, moradores seguem sofrendo com a precaridade do sinal. “É um assunto que gera muita polêmica. Já fizemos reuniões com representantes de operadoras. Eles têm interesse em implantar as antenas, mas a legislação vigente hoje não permite. Então precisamos deste estudo para resolver esse assunto”, argumenta o vereador Andre Jucoski, o Polaquinho.

Presente de grego

Comunidade do Bairro Sangão foi surpreendida pela informação de que bairro irá receber uma usina de reciclagem. Assunto deve ser discutido em assembleia. “E se for o caso vamos reagir. Mais uma vez fomos surpreendidos por um presente de grego, sem debate, sem conversa. Simplesmente vem e implantam. Além disso também estamos aguardando a pavimentação de pelo menos sete ruas e também esperando a dragagem total do Rio Sangão. Se não houver resposta, a comunidade deve voltar a protestar”, argumenta Diego Selau, presidente da Associação de Moradores do Sangão.

Luto

Morreu na capital do Estado, na madrugada de quinta-feira, uma das figuras mais icônicas do futebol de Santa Catarina. Natural de Cocal do Sul, Lauro José Búrigo tinha 84 anos e lutava contra um câncer. Lauro começou sua carreira treinando o Comerciário nos campeonatos da Larm, nos tradicionais duelos com o Metropol. Passou pelos principais clubes de Santa Catarina, revelou muitos atletas e colecionou títulos. Folclórico, ele também colecionou histórias e manias ao longo da carreira.