É Pascoa se …

Conscientizamo-nos de que o outro precisa da nossa solidariedade. Somos seres humanos integrados, unificados, que se lapidam para ajudar o outro, não para se servir do próximo.

Lemos bons livros, buscando conhecimentos e vivendo momentos agradáveis. É de suma importância desenvolver em nós uma “cultura de leitura”, pois só assim seremos aprendizes e formadores de opiniões em todos os ambientes sociais e democráticos que estivermos.  

Nos unimos e respeitamos os nossos semelhantes. Quando refletimos mais não vivemos sozinhos e, ninguém consegue ser feliz sem o “Outro”. Quando perdemos o respeito por nossos semelhantes, deixamos de respeitar alguém importante, “nós mesmos”.

Cuidamos da alma. Os verdadeiros valores não estão ligados às coisas exteriores (riqueza, fama, poder, beleza). Segundo Sócrates, resumem-se no conhecimento e dentro deste pensamento, a ideia de que só é sábio aquele que, além de conhecer, pratica o bem. Expressaremos valores magníficos se enriquecermos a nossa alma, todos os dias. “Que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca de sua alma? (Mateus 16:26)”

Respeitamos a natureza! Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: VII – proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies. Importa agora que as pessoas passem a respeitá-las, a exemplo dos povos nativos: os índios e os aborígines. Eles sabiam que respeitar a natureza era importante, não só para preservá-la para as futuras gerações, mas porque tinham consciência de que somente uma vida harmônica com tudo na natureza conduzia à felicidade verdadeira e paz de espírito.            

Não transformamos o outro em nosso escravo. Liberte o seu semelhante, pois quem vive na escravidão é infeliz.

Não permitimos que a Felicidade vá embora. Se em algum momento a “Felicidade” esquecer de você um pouquinho, nunca se esqueça dela.

Se somos mais tolerantes, mais solidários e mais humildes. O brilhantismo do ser humano é se preocupar quando estiver errado, corrigindo-se. Os humildes conquistam multidões.

Amamos nossos “Velhinhos”. Se você estiver passando por um momento difícil, sentindo-se cansado de cuidar de alguém que está em sua casa, “um idoso”, não desista, é sua missão rodeada de anjos do céu. Os nossos “Velhinhos” estão partindo… O tempo passa rápido e quem será o velhinho de amanhã? Pense.