Transição iniciada 

O prefeito eleito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho, e seu vice, Salésio Lima, definiram a equipe que vai tratar da transição do governo na cidade. Foram indicados por Vaguinho e Salésio: Aluchan Collodel Felisberto – contador; Ana Cristina Soares Flores – procuradora-geral do município; Celito Heinzen Cardoso – secretário municipal da Fazenda; Felipe Borusiewicz Tavares – auditor fiscal do município – coordenador da equipe; Tiago Ferro Pavan – secretário-geral do município. Já o atual prefeito, Ricardo Fabris, indicou Ana Cristina Soares Flores – procuradora-geral do município; Celito Heinzen Cardoso – secretário municipal da Fazenda; Marcel Lodetti Fabris – coordenador do Comitê de Governança – coordenador adjunto da equipe; Robson Vitto Gotuzzo – chefe de gabinete; Tiago Ferro Pavan – secretário-geral do município. Essa deve, pelo menos em tese, ser uma transição mais tranquila. Vaguinho fez parte do governo Salvaro, estava até as vésperas da eleição no governo e, ao natural, conhece bem a real situação da cidade. Por falar em transição tranquila, a de Balneário Rincão é outra que vai se desenrolar sem qualquer problema, afinal o novo prefeito é o atual vice.

Pedido feito 

A defesa do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, protocolou pedido no Tribunal de Justiça de Santa Catarina para que ele possa retornar às suas funções no Paço Municipal de Criciúma. Os advogados pedem que o prefeito possa reassumir para encerrar o mandato, fechar o caixa e prestar contas à sociedade. A desembargadora responsável pelo caso despachou o pedido para que o Ministério Público se manifeste. Após o parecer do MP, a desembargadora deve definir se acata ou não o pedido da defesa. A decisão vai ser anunciada na próxima quinta-feira. Ao ser recolocado em liberdade, Salvaro foi afastado de suas funções e obrigado a ficar longe da prefeitura, da Câmara de Vereadores e a não ter contato com nenhum dos investigados no caso.

Outubro Rosa 

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o dia “D” da campanha Outubro Rosa neste sábado (19). Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma estarão abertas das 8h às 17h para a realização de consultas de enfermagem, coleta de exame citopatológico (preventivo) e solicitação de mamografia, conforme o protocolo municipal. Brindes serão distribuídos para as mulheres que realizarem os exames preventivos.

Indústria 

A realidade transformada pela Indústria 4.0, as diferenças na forma como as empresas trabalham e negociam, e as mudanças geradas por ela nos diversos setores da economia foram os principais assuntos abordados pelo diretor de operações da Desvon, Rodrigo Grassi, na palestra realizada nesta quarta-feira, 16 de outubro, durante a Feira de Inovação da Unesc. No evento, que ocorreu na sede do Crio, Grassi destacou o impacto da revolução tecnológica, enfatizando que o conceito de Indústria 4.0 surgiu na Alemanha, em 2011, e desde então vem ganhando força ao redor do mundo.

Dobrando 

A Librelato planeja dobrar seu tamanho nos próximos cinco anos, segundo o novo CEO, Roberto Lopes Júnior. Com ampla experiência no setor de implementos e máquinas, Lopes lidera a empresa com a ambiciosa meta de expandir e consolidar sua posição no mercado nacional. “Nosso objetivo é claro: queremos ser o segundo maior produtor e vendedor de implementos do Brasil”, afirmou o executivo durante entrevista à Som Maior.

Até o fim 

Higor Robetti, vereador eleito pelo PSD, garantiu ontem, durante entrevista na Som Maior, que vai cumprir o seu mandato integralmente. “Tentei tanto, não tem como não cumprir o mandato. É uma decisão de respeito ao meu grupo, que sempre me apoiou. Eu gosto do Executivo, já tive essa experiência, mas já conversei com o vice-prefeito eleito, líder do partido, para que eu possa ficar na Câmara”, pontuou Higor, que pretende manter as bandeiras em defesa de uma burocracia menor e de mais apoio para quem empreende e faz a roda da economia girar.

Vagas 

Professores de todo o país vão ter a oportunidade de se inscrever em mais de 1,2 milhão de vagas para cursos. A iniciativa é focada na especialização de educadores da rede básica que atuam em sala de aula, para o ensino especial inclusivo. As vagas serão ofertadas por meio da Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão) e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). As inscrições para as primeiras 250 mil vagas começam no dia 21 de outubro. As aulas serão iniciadas em março de 2025.

Educação Militar 

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP) para o ano letivo de 2025. As 599 vagas contemplam as unidades de Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville, Laguna e Chapecó. As inscrições estarão disponíveis de 14 a 25 de outubro, conforme o edital. As vagas serão divididas igualmente, com 50% destinadas a dependentes de militares estaduais de Santa Catarina e 50% ao público em geral, em conformidade com a Lei Complementar nº 731, de 21 de dezembro de 2018.