Fisioterapia ajuda a volta respiratória pós-Covid-19

28

Profissionais estão também na linha de frente dos hospitais

Criciúma

Os profissionais de fisioterapia ganharam mais visibilidade por estarem diretamente ligados à recuperação e ao tratamento dos pacientes diagnosticados com a Covid-19. “A fisioterapia constitui papel fundamental, juntamente com a equipe multidisciplinar, no tratamento dos positivados para Covid-19, principalmente em aspectos respiratórios e motores dos pacientes. Os pacientes com este diagnóstico apresentam distúrbios respiratórios, e, grande parte deles, sofre dificuldades para conseguir respirar. Neste caso, o fisioterapeuta é essencial para tratamento destes problemas”, garante a coordenadora do setor de fisioterapia do HSJosé, Joice de Abreu Brandolfi.

Segundo a profissional, por meio dos exercícios fisioterapêuticos e reabilitação cardiopulmonar, é possível amenizar o desconforto e fornecer melhores condições respiratórias ao paciente, além de auxiliar na prevenção contra complicações motoras

Inserção da fisioterapia no tratamento da Covid-19

No tratamento contra o novo coronavírus, a fisioterapia é inserida até mesmo antes do diagnóstico positivo. “Os pacientes com distúrbios respiratórios possuem indicação para realização de fisioterapia, nestes casos, nós iniciamos a conduta antes mesmo do paciente receber o diagnóstico, pois ele já precisa melhorar sua capacidade cardiorrespiratória. Muitas vezes o trabalho intenso fisioterapêutico alinhado ao da equipe multidisciplinar, pode evitar medidas invasivas como a ventilação mecânica, em casos sintomáticos leves ou moderados”, explica Joice.

O profissional acompanha os exames dos pacientes e, a partir da avaliação fisioterapêutica, estabelece um plano terapêutico para tratamento cinético-funcional, levando em conta sinais, sintomas, exames e avaliação. “Além de atuar durante todo o processo de internação hospitalar do paciente, a fisioterapia também pode se fazer necessária após a alta, uma vez que pacientes críticos, em muitos casos, ainda necessitarão de cuidados do profissional, tendo em vista a importante redução das capacidades pulmonares que comprometem a qualidade de vida das pessoas com a Covid-19”, enaltece a fisioterapeuta.

Exercícios realizados em ambiente hospitalar

Durante a internação hospitalar, os exercícios de fisioterapia são realizados até mais de uma vez ao dia, de acordo com o quadro funcional e a necessidade do paciente. “As condutas são definidas em alinhamento com a equipe multidisciplinar. O profissional de fisioterapia auxilia desde a assistência ao paciente grave (intubação, ventilação mecânica e mudanças de decúbito) até condutas de terapia para remoção de secreção brônquica e melhora da função respiratória”, explica Joice.

Para a fisioterapeuta do HSJosé, estar na linha de frente durante esta pandemia só reforça a importância do profissional. “É gratificante saber que podemos auxiliar no processo de tratamento destes pacientes. Quem escolhe trabalhar com saúde está em defesa da vida e a fisioterapia atua de forma importante e objetiva para a qualidade de vida destes pacientes”, aponta.