Repercutiu

E muito, nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp, a entrevista que o secretário Acélio Casagrande concedeu a Massa FM. O secretário disse que não acredita que neste ano seja possível falar da volta das aulas presenciais em Santa Catarina. Casagrande falou isso com base no cenário atual. “Voltar em agosto é impossível. O cenário atual não permite isso. Sinceramente eu não acredito que tenhamos a volta às aulas neste ano. Vamos ficar no ambiente virtual. Isso só deve ocorrer no ano que vem”, prevê. Claro que essa posição pode mudar ainda este mês caso a curva de contágio muda drasticamente.

Posição igual

Diretor técnico da Secretaria de Saúde de Criciúma, o médico Ronald Benedet é outro que também não concorda com a volta dos estudantes. “Porque esse não é o momento. As crianças, quando contaminadas, apresentam um quadro mais leve, mas o problema é que elas transportam esse vírus para dentro de casa e é isso que preocupa”.

No Estado

Santa Catarina já tem quase mil casos de crianças com menos de 9 anos contaminadas pelo novo coronavírus. Ainda que as crianças apresentem um quadro mais leve, o cenário preocupa profissionais da cidade. Crianças com comorbidades devem redobrar a atenção. Vale lembrar que crianças com menos de 2 anos não devem usar máscaras e por consequência não devem sair de casa.

O aplicativo

Direção da Caixa Econômica Federal se manifestou sobre a instabilidade do Aplicativo Caixatem. O excesso de acessos, segundo o banco, está gerando a demora no acesso e as mensagens de erro. A Caixa trabalha para tentar resolver o problema.

Pesquisa

A pesquisa divulgada nesta semana segue gerando desdobramentos. No PSD, a campanha de Alex Michels deve receber o reforço de lideranças do partido na próxima semana. Algumas figuras de peso devem passar pela cidade para mostrar união entorno de seu nome. No MDB, a pesquisa reforçou a mobilização da militância. Arnaldinho Lodetti também tem intensificado sua agenda de visitas com apoiadores e lideranças da cidade. Já no PP, a liderança de Dalvânia Cardoso não surpreendeu, mas também não está sendo vista como motivo para acomodação. Oficialmente a posição do partido, segundo o presidente Tuca Lodetti, é de não comentar qualquer pesquisa feita por instituto que preste serviço a administração municipal.

Mais uma

Região teve ontem mais um óbito por Covid-19. Foi de um morador de Forquilhinha que estava internado no Hospital São José. Região segue em alerta com o crescimento no número de casos.

Em Tubarão

Os prefeitos já definiram que estão apertando as regras. Com isso alguns serviços terão ainda mais restrições. Por lá o alerta já é vermelho, quadro gravíssimo. Esforço é para que por aqui a situação não chegue a esse ponto.

Em Orleans

Município de Orleans segue reforçando as medidas sanitárias para conter o avanço no número de casos de coronavírus. “O trabalho tem sido bem feito e por enquanto não temos nenhum óbito. Nosso desafio é seguir com esse controle com a fiscalização para que a situação siga sob controle”, explica o prefeito Jorge Koch. O prefeito, aliás, deve ser confirmado nos próximos dias pelo MDB como candidato a reeleição.

Em Siderópolis

O Partido Progressista tem encontro neste fim de semana. Partido vai aproveitar para definir o pré-candidato ao governo da cidade. São pelo menos três nomes no páreo. Vereador Sargento Valcir e a ex-primeira dama Tusa Laroyd são os mais cotados. Eleição por lá pode ter na disputa Guinga (PSD), Tusa (PP) e Xande Feltrin (MDB).