Colheita da fruta deve ultrapassar 3 mil toneladas até maio
Içara e Região
Produtores do Sul de Santa Catarina esperam colher mais de 3 mil toneladas de pitaya na safra 2024/2025, superando a marca de 2 mil toneladas da última safra. A colheita, que se inicia oficialmente em janeiro, estender-se-á até maio, período considerado ideal para o florescimento e frutificação da fruta.
Segundo Ricardo Martins Santana, engenheiro-agrônomo, a pitaya, cultivada na região desde 2010, não requer uma época específica para ser plantada. No entanto, “agosto é o melhor momento para novos produtores iniciarem o plantio, devido às temperaturas mais amenas”, explicou.
Apesar das mudanças climáticas que afetam outras culturas no Sul de Santa Catarina, a pitaya se destaca por sua rusticidade. Santana observa que, “embora o frio intenso possa impactar a colheita, a fruta-do-dragão é resistente, e estamos apenas no início do plantio. A expectativa é de crescimento na produtividade, especialmente com a entrada de novos produtores.”
Içara tem vários produtores, mas os municípios de São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Jacinto Machado são os principais responsáveis pelo plantio e colheita da pitaya em Santa Catarina.