Eleitores irregulares para votar este ano

Os eleitores têm até 8 de maio para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral e participar das Eleições Municipais 2024. A Lei das Eleições estabelece o fechamento do cadastro 150 dias antes do primeiro turno, marcado para 6 de outubro. Serviços como emissão de novos títulos e transferências ficam indisponíveis após essa data. O agendamento para atendimento presencial no cartório, incluindo a coleta biométrica, é necessário para solicitar o primeiro título. A transferência de domicílio eleitoral e atualização de dados pessoais podem ser feitas online. O projeto “Justiça Eleitoral em movimento” facilita o acesso aos serviços em municípios sem cartório-sede.

Concurso Público Unificado

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou o Concurso Público Nacional Unificado, apelidado de “Enem dos Concursos”, com provas simultâneas em 220 cidades em 5 de maio. A descentralização visa ampliar a diversidade regional no serviço público, atingindo candidatos que não podem viajar para Brasília. O edital, com 6.640 vagas em 21 órgãos federais, foi publicado ontem (10). As inscrições ocorrem de 19 de janeiro a 6 de fevereiro, com taxa de R$ 60 (nível médio) e R$ 90 (superior). O concurso atrairá de 2 a 3 milhões de candidatos, com resultados finais divulgados em 30 de julho. Candidatos inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, e bolsistas do Prouni ou Fies podem pedir isenção. Resultados finais serão divulgados em 30 de julho, com convocações a partir de 5 de agosto.

Praça do Museu Casagrande

O Movimento Salve o Morro do Céu expressou repúdio ao corte de árvores nativas e à concretagem na Praça do Museu Augusto Casagrande, no Centro de Criciúma. Membros realizaram manifestação no local, destacando o ataque à natureza urbana e a expansão do concreto na região. O museu, em processo de revitalização, enfrenta críticas, pois a intervenção pode ser irregular devido ao tombamento histórico. O movimento está buscando meios jurídicos para analisar a situação. A Fundação Cultural de Criciúma, responsável pelo museu, ainda não respondeu às solicitações de comentário.

E não assumiu mesmo

Filipe Mello, filho do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, que tinha o aval da Justiça para sua nomeação ao cargo de Secretário de Estado da Casa Civil, não quis mais mesmo assumir a vaga. A decisão veio após uma conversa com o pai governador, e Filipe continuará auxiliando sem ocupar cargo. Em sua declaração, agradeceu aos apoiadores, destacou os feitos do governo, respondeu críticas, e reforçou seu compromisso em contribuir de maneira efetiva. O filho do governador ressaltou que sua vida está consolidada na advocacia e que continuará ajudando seu pai.

Elton Nuernberg

Em sessão extraordinária na terça-feira, a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Nova Veneza foi definida. Com a Chapa 1 como única inscrita, a composição foi eleita por unanimidade, com Elton Nuernberg como presidente, Zelindo Moretto como vice-presidente, Maykon Minatto Michels como 1° secretário, e Elisabete Teresa Bortolotto como 2° secretária. O presidente eleito expressou gratidão pelos votos recebidos, comprometendo-se a liderar a Câmara com justiça e responsabilidade. Nuernberg apelou à colaboração dos vereadores, destacando o compromisso com o benefício de Nova Veneza acima de ideologias políticas.