Como fazer atividades físicas em período de quarentena

Alunos da Udesc produzem série de vídeos através do projeto Ritmo e Movimento

Da Redação

Celebrado em 6 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física este ano tem como tema “Todo passo conta” e, em período de quarentena, a Organização Mundial da Saúde (OMS) frisa a importância da prática de exercícios, mesmo em casa. De modo a incentivar essa atitude na comunidade, o projeto de extensão Ritmo e Movimento, mantido pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está produzindo uma série de vídeos que orientam a prática de atividades físicas, como exercícios de alongamento e de força, dança, yoga e pilates.

“Com a quarentena, as pessoas ficam mais tempo em comportamento sedentário, assistindo TV, usando o computador, celular, Ipad, ou passando tempo na Netflix. Sentados e inativos fisicamente, consequentemente irão sentir mais dores no corpo, principalmente na região lombar, cervical e pernas. A atividade física e o exercício físico serão muito benéficos neste momento. Se manter ativo é uma necessidade”, pontua a professora doutora Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, coordenadora do projeto.

Segundo a OMS, o sedentarismo é o quarto fator de risco de morte mais comum no mundo. Dados de 2017 do Ministério da Saúde apontam que três a cada 100 mortes registradas naquele ano no país foram influenciadas pelo sedentarismo, que acarreta a doenças como o diabetes, o câncer de mama e o de cólon, e a problemas cardiovasculares. Adriana ainda ressalta o fato de que, neste período de isolamento social, a maioria das pessoas tendem a consumir mais alimentos calóricos, o que acaba prejudicando o funcionamento do organismo e tornando ainda mais necessária a prática de exercícios.

De acordo com a professora, a principal função para aqueles que se manterão em casa pelo período dos próximos dias é manter o físico e mente saudáveis. “Deixe o clima mais descontraído colocando uma música que você goste, caminhe dentro de casa, ou ao redor dela, suba e desça escadas, faça pequenos saltos alternados com os pés. Acima de tudo fique seguro em casa e mantenha-se em movimento”, indica ela, que ainda menciona a importância de ter uma disciplina na rotina.

Os vídeos do projeto Ritmo e Movimento tem como público alvo os 200 integrantes da ação, porém, também estão todos disponibilizados para os interessados no canal da Udesc na plataforma Youtube (acesse pelo QRCode desta página). Há vídeos específicos para mulheres em tratamento e pós tratamento do câncer de mama, para pessoas com doença de Parkinson e para o público em geral, com idade acima de 18 anos.