Enquanto em SP as duas siglas voltaram a se bicar, em Santa Catarina lideranças conversam

Da Redação

O União Brasil, partido que resultou da fusão do PSL com o DEM, está encaminhando acertos com o PSD em Santa Catarina. Já estabeleceram prazo até o início de 2022 para apresentação de um documento com compromissos assumidos para o pleito eleitoral do próximo ano, como a não reeleição.

Este seria um sinal que as duas siglas continuam conversando em busca de um alinhamento para uma chapa majoritária. Nos últimos dias, houve aproximação, conforme conversas de bastidores entre líderes, com o Republicanos e o Podemos. Mas não há nomes para nenhum dos postos da majoritária.

O União Brasil tem como pré-candidato ao governo estadual o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, enquanto o PSD tem como principais nomes o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes e o ex-governador Raimundo Colombo. No Podemos, o pré-candidato é Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú. Já para o Senado, o nome cogitado para este grupo é do ex-deputado Paulinho Bornhausen. Como é cedo e só cabe em especulações de imprensa, os líderes destes partidos não citam nomes para nenhum dos postos da majoritária.

Em São Paulo, que de ceta forma espelha ajustes em outros estados, os dirigentes do União Brasil suspenderam as negociações com o ex-governador Geraldo Alckmin para que ele disputasse o governo paulista em 2022 pela legenda. As conversas foram interrompidas após o apresentador de TV José Luiz Datena anunciar, na semana passada, sua saída do PSL e filiação ao PSD, com objetivo de ser candidato ao Senado pela nova sigla no próximo ano.

Para a cúpula do União em São Paulo, a saída de Datena indicou que Alckmin queria “usar” a sigla apenas como “barriga de aluguel” em 2022, em jogada combinada com o presidente do PSD, Gilberto Kassab.

A jogada seria Alckmin disputar o Palácio dos Bandeirantes pelo União Brasil, apoiado pelo PSD, que teria Datena como postulante ao Senado, e pelo PSB, que indicaria Márcio França como candidato a vice-governador.