O legado do seu Zéfiro

Içara se despediu na sexta-feira de um dos maiores nomes do empreendedorismo de Santa Catarina. Aos 90 anos, Zéfiro Giassi morreu em casa, ao lado da família. Ao longo do dia, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, amigos, parentes, funcionários e lideranças comunitárias, empresariais e políticas prestaram suas últimas homenagens. O professor Zéfiro será sempre lembrado por sua liderança visionária e sua humildade. Foi sem dúvidas um ser humano exemplar, que se destacou e transformou sua pequena loja de secos e molhados em uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e do Brasil. Apesar de todo o sucesso, de todos os prêmios, seu Zéfiro nunca esqueceu da batata doce assada que levava como lanche quando era aluno das escolas em Içara. Tratou sempre a todos com muito respeito sem distinguir função ou conta bancária. Fez sua passagem, mas deixou um legado e uma lista enorme de bons exemplos a serem seguidos.

Trajetória

Fundador e diretor-presidente do Grupo Giassi, formado pelas bandeiras Giassi Supermercados e Combo Atacadista, Zéfiro Giassi nasceu em 29 de junho de 1933, na localidade de Ponta do Mato, em Içara, no Sul de Santa Catarina. Durante nove anos, Zéfiro Giassi lecionou para as séries iniciais na escola de Morro Bonito, na Segunda Linha. Em 9 de julho de 1955, casou-se com Ana Maria Zilli Giassi, também descendente de italianos e professora. Com ela teve seus cinco filhos: Rosália, Osni, Maristela, Mariléia e Rogério. Em 1960, abriu uma pequena loja, que com o tempo, foi crescendo e se transformando e, em 1970, inaugurou a sua primeira loja de autosserviço, dando origem ao Giassi Supermercados. Zéfiro Giassi contribuiu de maneira notável para o desenvolvimento socioeconômico regional, refletindo um grande empreendedor. Homem ético, foi exemplo de conduta, perseverança e empreendedorismo.

Em Luto

Içara e Criciúma decretaram luto oficial por três dias. “O 15 de dezembro entra, lamentavelmente, para a história da região como o dia que perdemos um grande visionário”, ressaltou o prefeito Salvaro. “Içara está de luto, triste, mas também honrada por ter sido a terra deste grande homem”, lembrou Dalvania Cardoso.

Sem Tempo

O professor Archimedes Naspolini, que escreveu um livro sobre a história de Zéfiro Giassi e por conta disso teve muitos e muitos contatos com ele, em um destes dias tocou no tema “morte”. Ouviu como resposta que ele não pensava nisso porque ainda tinha muito que produzir, muito que trabalhar.

Moro

A Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) pediu, na noite dessa quinta-feira (14), a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR) por abuso de poder econômico na pré-campanha de 2022. O órgão também pede que o ex-juiz seja declarado inelegível. Moro responde a duas ações que são julgadas em conjunto no TRE-PR, uma aberta pelo PL e outra pela federação PT/PV/PCdoB. Os partidos alegam que Moro fez gastos excessivos antes de oficializar sua candidatura ao Senado, quando ainda pretendia se candidatar à Presidência da República, desequilibrando a disputa.

Mulheres

Nova Veneza é um exemplo do avanço da participação da mulher na política dentro do Progressistas. No município, o partido conta com representação feminina na Câmara de Vereadores e deve ter uma pré-candidata concorrendo à Prefeitura Municipal em 2024. Para celebrar as conquistas e incentivar ainda mais a presença feminina no âmbito político, o Movimento Mulheres Progressistas se reuniu na noite de quinta-feira (14) para o evento “O Futuro Chegou”, realizado no Distrito de Caravaggio. A vereadora de Nova Veneza, Bete Bortolotto, a presidente municipal do Mulheres Progressistas, Viviana Bortolotto, e a pré-candidata do Progressistas à Prefeitura de Nova Veneza, Angela Ghislandi, foram as anfitriãs da noite. O evento também teve a participação das vereadoras Maria Luiza Da Rolt, de Cocal do Sul, e Marilda Casagrande, de Forquilhinha.