Resultados comparam janeiro de 2022 e janeiro de 2023

Criciúma

As empresas associadas ao Sindicato Cerâmico (Sindiceram) apresentaram uma queda de 55% na sua produção, comparando os meses de janeiro de 2022, quando foram produzidos dez milhões e meio de revestimentos cerâmicos,  e janeiro de 2023, com a produção de quatro milhões e 800 mil metros quadrados. O faturamento, neste mesmo período, foi 34,7% menor no mercado interno e 45,63% menor no mercado externo. Com estes resultados, reduziram os empregos diretos em 9,16%, considerando o mesmo período, totalizando 5.521 empregos diretos no setor, em janeiro de 2023.

Em resultados nacionais, a Associação de Fabricantes para Revestimentos (Anfacer) apresentou uma redução de 15% no faturamento e 30% nas vendas para o mercado externo, comparando o mesmo período de janeiro 2022 e janeiro 2023. Na análise destes resultados pelo setor, “janeiro é sempre um período histórico de queda nas vendas”, informa o diretor-Executivo do Sindiceram, engenheiro Luis Alexandre Zugno.

Outra ponderação feita pelo setor é a mudança de governo, gerando expectativas. “As empresas que consomem o produto reduziram suas compras e as construtoras estão adiando o lançamento de novos projetos”, analisa Zugno. Olhando para a frente, o setor se prepara para novos lançamentos na feira Revestir, principal evento do setor cerâmico em nível nacional, que será realizada em São Paulo na próxima semana, entre os dias 14 a 17 de março. São associadas ao Sindiceram as empresas Angel Grês, Gabriela, Giseli, Dexco, com as marcas Ceusa e Portinari e Mohawk, com as marcas Eliane e Elizabeth. Colaboração Joice Quadros, Portal Engeplus.