Implantado no início de 2021 pela Administração Municipal, projeto promove atendimento de excelência às gestantes e crianças de até 14 anos na Atenção Primária

Içara

Há quase três anos, a Prefeitura de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, lançou o projeto “Mãe Içarense” com o objetivo de promover um atendimento de excelência na atenção primária às gestantes e crianças de até 14 anos na Atenção Primária. Desde o início de 2021, mais de 13 mil mil procedimentos foram realizados, impactando positivamente a vida das mães e de seus filhos.

“O Mãe Içarense é um verdadeiro marco no cuidado com a saúde materno-infantil na região. Ele engloba diversas ações e iniciativas, visando garantir o bem-estar e a saúde das mães e o desenvolvimento saudável das crianças desde o início da gestação até os 14 anos de idade”, salienta a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

Uma das ações de destaque é a campanha Agosto Dourado, dedicada à promoção do aleitamento materno. Essa iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância do leite materno na alimentação dos bebês, promovendo a saúde das mães e o desenvolvimento saudável das crianças.

Outro pilar fundamental do projeto é a puericultura, que realiza o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento das crianças desde o nascimento até o início da adolescência. Aproximadamente 1,5 mil consultas foram realizadas neste período. “Esse acompanhamento minucioso na Atenção Primária permite identificar precocemente qualquer desvio no desenvolvimento infantil, garantindo intervenções e tratamentos adequados de maneira precoce”, observa o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler.

O atendimento às gestantes também foi aprimorado com a implementação de estratégias de busca ativa e orientações preventivas nas consultas de pré-natal nas Unidades de Saúde. Nestes três anos, foram mais de 10 mil. Isso contribui para que as futuras mães recebam um acompanhamento de qualidade, garantindo a saúde tanto delas quanto de seus bebês. O Município ainda manteve uma atenção especial ao fortalecimento do teste do pezinho, considerado essencial no diagnóstico precoce de graves doenças infantis. Através de capacitações das enfermeiras e melhorias na logística, a pasta proporcionou mais agilidade e segurança na realização e nos resultados dos exames.

Além disso, o projeto Mãe Içarense também investiu na aquisição das Cadernetas de Saúde da Criança para a distribuição ao nascimento no hospital. Essas carteirinhas contêm informações essenciais sobre o desenvolvimento e a saúde do bebê, facilitando o acompanhamento ao longo dos anos. Foram adquiridas mil unidades, através de recursos próprios da Administração Municipal. O projeto também inclui a distribuição de bolsas com o Kit Gestante, fornecendo às futuras mães recursos essenciais para o período de maternidade.

“Fomos apresentadas ao Projeto Gerar, da maternidade do Hospital São Donato, e na oportunidade pudemos organizar fluxos de encaminhamento, esclarecer dúvidas, sugerir ideias, além de conhecer a maternidade e fortalecermos as relações pelo melhor atendimento de nossas Mães Içarenses”, pontua a coordenadora da Atenção Primária, Shirley Gazola.

Indicadores comprovam a eficácia

O projeto Mãe Içarense contribuiu para que o desempenho do município no Previne Brasil saltasse de 2,7, em janeiro de 2021, para 9,3, em setembro de 2023. Como o ranking avalia áreas diretamente ligadas ao projeto, como a captação precoce das gestantes, o número de consultas de pré-natal, saúde bucal, cobertura vacinal, e testagens de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), o projeto é visto como preponderante para a qualidade do serviço ofertado em Içara. “Estamos perto de completar três anos com o Mãe Içarense, e vemos os resultados positivos dessa iniciativa no dia a dia de nossa cidade. À medida em que avançamos, o projeto continua a ser uma referência em Atenção Primária à saúde materno-infantil, enriquecendo as vidas de mães e crianças em todo o município”, finaliza Shirley.