Peça em vídeo faz menção ao orgulho de se viver em Criciúma e conhecer cada canto da cidade

Criciúma

As comemorações pela passagem de 141 anos de Criciúma será sem comemorações públicas neste 6 de janeiro. O aniversário do município desta vez receberá apenas da Prefeitura uma homenagem em vídeo para os moradores. Na peça, há a menção que “Viver Criciúma é conhecer cada recanto desta cidade e aproveitar tudo que ela oferece”, apresentando imagens dos parques e espaços turísticos que a cidade oferece.

Mais populosa

Criciúma conta hoje com 217.311 habitantes (IBGE 2020), sendo a principal e mais populosa cidade da Região Metropolitana Carbonífera, que possui cerca de 600 mil habitantes, e do Sul catarinense, e a quinta maior população do estado. Está entre os 100 municípios do Brasil com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado como de 0.788 em 2010.

A cidade é polo industrial em diversos setores, entre eles: confecção, embalagens, cerâmico, plástico e descartáveis, metalmecânico, extração do carvão mineral, construção civil e material gráfico.

Origens

Por conta da movimentação de Laguna – cidade fundada por Domingos de Brito Peixoto, bandeirante paulista, como Santo Antônio dos Anjos da Laguna, em 1676 – em direção ao Sul, há provas de que, já nos primeiros tempos do século XVIII, o território criciumense tenha sido atravessado, seguidas vezes, pelos colonizadores portugueses. Mas foi somente em 6 de janeiro de 1880 que imigrantes que vieram do norte da Itália se estabeleceram onde hoje é a cidade.

Como primeiras famílias podem ser citados os Naspolini, Pizzetti, Scotti, Sonego, Benedet, Dagostin, Pavei, Benetton, Casagrande, De Luca, Dario, Pavan, Martinello, Margutti, Pierini, Zanette, Milanese, Darós, Bilesimo, Meller, Milioli, Netto, Ortolan, Possamai, Dassoler, Barbieri, Sommariva, Fabri, Tramontin, Piazza, Pasini e Venson. A despeito das dificuldades iniciais, a colônia progrediu rapidamente.

Em 1890, chegam na região imigrantes alemães e polacos (poloneses), que junto aos italianos, e também aos descendentes de portugueses oriundos da região de Laguna, contribuem de forma decisiva no desenvolvimento do município.

O que funciona e o que não funciona no feriado de 141 anos de Colonização de Criciúma 

Sendo uma quarta-feira, em vez de um feriadão, poucas atividades serão efetivamente paralisadas. Confira o que abre e o que ficará fechado hoje.

  • Saúde: o Centro de Triagem Coronavírus, localizado próximo ao Hospital São José (apenas referência), a UPA da Próspera, o 24h Boa Vista e o Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) atendem normalmente. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal estarão fechadas.
  • Paço Municipal Marcos Rovaris: a Prefeitura de Criciúma estará fechada. As atividades serão retomadas na quinta-feira (7), das 8h às 17h.
  • Coleta de Lixo/Seletiva: a coleta de lixo e o serviço de coleta seletiva serão realizados em horário normal.
  • Transporte Coletivo: não haverá circulação de ônibus durante o feriado. A normalidade será restabelecida na quinta-feira (7).
  • Defesa Civil: a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Criciúma (Compdec) atende normalmente. O contato deve ser feito pelo número 199.