O Aeroporto Diomício Freitas terá voos diurnos a partir deste mês e haverá investimentos no Porto de Imbituba

Criciúma

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu na sexta-feira (29) o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, para tratar da infraestrutura logística do Sul do Estado. E ele trouxe boas notícias.

Aeroportos

A partir de 11 de outubro, o Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, reabrirá com voos diurnos. A revitalização, com um investimento total de R$ 17 milhões provenientes do governo do Estado e executada pela empresa Setep Construções de Criciúma, permitirá essa reabertura. O governador Jorginho Mello fará o primeiro voo nesta reabertura.

O governo do Estado de Santa Catarina também lançará o edital de concessão do Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, no dia 11 de outubro, com a expectativa de abrir a licitação em janeiro de 2024. O aeroporto necessita de alargamentos na pista e melhorias no terminal de passageiros. Recentemente, foi autorizada a licitação para instalação de um Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI), visando aumentar a segurança da pista.

Porto de Imbituba e ferrovia

O secretário também apresentou os projetos para a ampliação da capacidade de atendimento e para a recuperação do acesso sul ao porto, este com investimento previsto de R$ 17 milhões, recursos de dividendos da SCPar Porto de Imbituba. E explanou os projetos de expansão da malha ferroviária e sobre os trechos em estudos, entre os quais, o que ligaria Tubarão a Rio do Sul, conectando a região aos portos do Norte do Estado e à malha ferroviária nacional. Essa seria uma alternativa à ampliação, após o projeto da Ferrovia Litorânea ser considerado inviável.

Câmara de Comércio Exterior

O secretário propôs a criação de uma câmara de comércio exterior para debater questões logísticas e contar com a participação de diversas entidades e empresas da região. O presidente da Acic, Valcir José Zanette, concordou com a proposta.