Incógnita

Faz pelo menos uma semana perguntei para o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, qual avaliação já era possível se fazer dos governos federal e estadual. Fernando respondeu sem pestanejar que estava surpreso com a agilidade em algumas ações e decisões de Brasília, mas que ainda não tinha uma posição formada sobre o governo de Jorginho Mello. Esse sentimento do prefeito é compartilhado também pela população. Por ora o sentimento, pelo menos para nós aqui do sul do Estado, é que o Governo ainda não disse ao que veio. Obras importantes para a região não estão caminhando e o porquê não está claro. Situações já consolidadas, como o caso da Maternidade e UTI do São Donato, estão ameaçadas. Por último o novo secretário de Estado da Segurança quer incentivar mais guardas municipais, em um sinal de tentar repassar aos municípios mais esta responsabilidade.  Por ora, Jorginho segue sendo uma incógnita.

Falando nisso

Clésio Salvaro esteve na capital nesta quinta-feira. Foi ao Palácio da Agronômica, ao lado do secretário Vaguinho. Foi em busca de notícias sobre os recursos para obras importantes da cidade.

Denunciado

Prefeito de Tubarão Joares Ponticelli se tornou réu no processo que apura irregularidades na coleta de lixo no município. Ponticelli é alvo da operação mensageiro e está preso no Santa Augusta. A situação do prefeito, de seu vice e de outros dois envolvidos será avaliada pela quinta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

Formandos

Mais 115 moradores de Içara concluíram o curso de qualificação profissional desenvolvido pelo município em parceria com o Senai. Os trabalhadores foram capacitados para aturarem em Introdução à Robótica, Costureiro Industrial, Panificação e Confeitaria, Técnicas de Soldagem e Modelista de Roupas. Os cursos foram ofertados de maneira gratuita e levaram em conta as demandas do mercado de trabalho de Içara.

Músicas impróprias

Um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores de Criciúma pretende orientar os estudantes da rede municipal sobre os malefícios de algumas músicas. A proposta é do vereador Obadias Benones. Em entrevista à Massa FM, ele explicou que o objetivo é afastar os estudantes de músicas que façam apologia ao crime, às drogas e à pornografia. Agora a proposta vai para a avaliação o prefeito Clésio Salvaro.

Grande evento

Representantes de municípios de várias cidades do país, da Espanha, do Peru e de países da África estão reunidos em Forquilhinha para mais uma edição do Seminário de Políticas Públicas para a primeira infância. O seminário é uma iniciativa do instituto Zilda Arns em parceria com o Governo de Forquilhinha e debate projetos e iniciativas que assegurem ações voltadas as crianças em especial para as mais vulneráveis.

Tainha

Governo de Santa Catarina está tentando em Brasília reverter as limitações que foram impostas para a pesca da tainha em 2023. Para preservar a espécie ficou estabelecida redução de 50% na cota de captura. As limitações incluem também os pescadores artesanais. O pescado é um dos mais cobiçados do litoral catarinense e a safra que garante mais rentabilidade aos pescadores.