Nas últimas duas semanas, o plenário da Câmara Municipal de Içara votou e aprovou uma série de indicações apresentadas pelos vereadores, requerendo melhorias em vias públicas. Entre os problemas apresentados estão falhas no pavimento de ruas e avenidas, além da avaria ou falta de calçadas.

Entre os bairros relacionados está o Jardim Silvana. Os vereadores Israel Rabelo (MDB) e Silvia Mendes (Progressista) encaminharam à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, de forma separada, pedidos de revitalização da rua Lúcia de Lucca e Pedro Antônio Rabelo.

O emedebista coloca que protocolou a pedido de um morador da rua Lúcia de Lucca. “Eu fui até a rua, e ele me contou a situação da via, e também presencie a situação precária”, diz Rabelo, que teve quatro indicações aprovadas na última semana.

Silvia também protocolou uma indicação para melhorias na rua Pedro Antônio Rabelo. E, segundo ela, uma série de reivindicações serão feitas. “Estou fazendo indicação de várias ruas em todo município, principalmente as novas, que já estão com problemas e tem um seguro de cinco anos. Içara está cheia de buracos e nada estão fazendo”, argumenta.

A vereadora conta que está destinando dois dias por semana para visitar vias da cidade. “Eu ando em todos os bairros e o que vejo faço as indicações”, diz a progressista.

 

Levantamento

 

As reivindicações dos vereadores chegaram até à Secretaria de Planejamento, de acordo com Arnaldo Lodetti Junior. “Nós temos conhecimento de todas as indicações. Sabemos que no Silvana tem uma série de ruas com a pavimentação danificada, mas, no momento, estamos fazendo um levantamento de custos para essas reformas e depois fazer um processo de licitação”, justifica o secretário.

Segundo Lodetti, outras ruas de bairros de Içara também estão sendo estudadas para possíveis revitalizações. “Nessa fase de levantamento, não estamos fazendo só no Silvana, mas em outros bairros também. E depois vamos apresentar os valores ao prefeito”, destaca.

 

Problemas

 

De acordo com Rabelo, a situação das ruas no Jardim Silva e em bairros vizinhos é de responsabilidade da empresa contratada pelo município para a manutenção das vias após a instalação da rede de esgoto, e também de casos em que a instalação do pavimento partiu do zero e atualmente apresenta problemas.

“A empresa precisa recuperar os transtornos, porque está na garantia e a população paga uma série de impostos, como o IPTU por exemplo, que boa parte foi para manutenção dessas ruas”, declara o legislador.

Ele também apresentou indicação para que a prefeitura contate a empreiteira para a manutenção das ruas.