Equipamento pneumocompressor foi apresentado pela Ampi ontem

Içara

A mastectomia com a retirada de linfonodos axilares aumenta a probabilidade de linfedema, ou seja, o inchaço do braço. O mesmo ocorre quando essa retirada é na virilha, devido ao colo do útero, neste caso, com reflexo na perna. Em ambos, uma forma de reduzir esses riscos é com o uso de pneumocompressor, um equipamento ainda restrito em tratamentos gratuitos, mas agora disponível na Casa Rosa, em Içara. Essa aquisição importante para a qualificação dos atendimentos foi recebida junto com os profissionais e parceiros na Associação de Mulheres Amigas do Peito nesta quarta-feira, dia 16.

“A gente ganha mais uma ferramenta para trabalhar com essas mulheres que têm linfedema. Conseguiremos otimizar o tempo de tratamento e melhorar a qualidade de vida após o processo cirúrgico”, enaltece o fisioterapeuta, especialista em Oncologia, mestre em Ciência da Saúde, professor da disciplina de Oncologia pela Unesc e do estágio na Casa Rosa, Germano Duarte Porto. “Estamos felizes por fazer a diferença, transformando projetos em realidade. Em 2023, o Fundo Social contribuiu com mais de 90 projetos na região. A Ampi é um exemplo da importância desses recursos para a comunidade”, ressalta o gerente da Sicredi em Içara, Cleber Milak Fernandes.

“Para a Ampi, é a realização de um sonho. Tivemos uma grande ajuda da Rede Feminina, a Unesc como parceira e a contribuição agora do Sicredi para a aquisição. Esse equipamento vai melhorar a qualidade de vida dessas mulheres de forma significativa. Nosso objetivo é prestar serviço de saúde de qualidade e cada vez mais veloz. Somente na diretoria, temos duas mulheres que já vão poder utilizar o pneumocompressor. Mas será um equipamento que estará disponível para a comunidade”, pontua a presidente da Ampi, Edna Benedet da Silva. O investimento foi de quase R$ 8 mil. Colaboração Lucas Lemos, Canal Içara.