Linha de Apoio: 123 pessoas se feriram e duas morreram durante o feriado de Páscoa

A Operação Semana Santa 2019 encerrou neste domingo. Durante quatro dias de operação, 95 acidentes de trânsito foram registrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). 123 pessoas ficaram feridas e houve duas mortes. O número de mortes é 50% menor que em 2018, durante a Operação Semana Santa. O número de acidentes reduziu 25,1%, enquanto o número de feridos aumentou 4,2%. As duas mortes registradas na operação envolveram motociclistas na BR 101: o primeiro ocorreu na quinta-feira, em Balneário Camboriú e o segundo caso ocorreu no sábado, em São José.

“O trabalho de fiscalização da PRF foi intenso, resultando em 2.615 autos de infração e 11.507 flagrantes de excesso de velocidade por meio dos radares. Apesar do rigor da lei seca, 215 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool”, revela o chefe de comunicação da PRF, Luiz Graziano. “Os policiais flagraram ainda 197 ultrapassagens em local proibido e 357 pessoas sem cinto de segurança”, ressalta.

Segundo Graziano, embora a imprudência continue alta, o resultado da operação foi positivo. Foram registrados 11 mil flagrantes de excesso de velocidade, além de 137 ultrapassagens e locais proibidos. “Após o feriado, o movimento voltou ao normal, mas foi marcado por movimentação intensa, principalmente domingo à tarde e à noite, com alguns congestionamentos nas rodovias”, afirma Graziano.

Educação no trânsito

A PRF promoveu trabalho de educação para o trânsito. De acordo com Graziano, uma equipe de policiais visitou Unidades Operacionais da PRF durante o feriadão e instruiu 885 motoristas e passageiros sobre segurança no trânsito e prevenção de acidentes.