Contratados

O Governo de Criciúma começou a semana convocando 140 professores aprovados no último concurso público para atuarem nas escolas da rede a partir da próxima semana, início do ano letivo na cidade. De acordo com o secretário Celito Cardoso, uma decisão judicial impediu a contratação de parte dos candidatos e por isso os concursados estão sendo chamados. Ao todo, serão contratados 140 profissionais do último concurso, alguns já estão entregando a documentação para iniciarem suas atividades. O secretário garante que apesar do início do ano letivo na próxima semana, não haverá problemas para os estudantes.

Último semestre

O governador Jorginho Mello garantiu que o programa Universidade Gratuita, uma das suas principais promessas durante a campanha eleitoral do ano passado, será iniciado no início do próximo semestre. Segundo o governador, “Não são bolsas de estudo, é Universidade Gratuita. A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, presidente da Acafe, está nos ajudando neste processo e no segundo semestre vamos colocá-lo em prática. Palavra dada é palavra cumprida”.

Iniciando

A Câmara de Vereadores de Criciúma oficialmente abriu o ano legislativo de 2023 nesta segunda-feira. A primeira sessão teve a presença do prefeito Clésio Salvaro, que apresentou a mensagem do Poder Executivo aos Parlamentares. Em seu discurso, o prefeito resumiu as atividades do último ano e detalhou os principais projetos programados para 2023.

Tributária

Com a reabertura do Congresso Nacional, as articulações para a reforma tributária, uma das principais promessas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, começam a ganhar forma. Após uma reunião com o presidente Lula, o líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães, avaliou que a proposta pode ser aprovada ainda este ano pelo Congresso.

Profissionalizante

A Escola Profissional de Içara abriu nesta segunda-feira as inscrições para o curso de Técnicas em Soldagem. Este é o terceiro ano da parceria entre o Governo Municipal de Içara, o Senai e a empresa Librelato Implementos Rodoviários. Os interessados devem procurar a Librelato entre 13h30 e 17h para efetuarem suas inscrições. Segundo o secretário Duca Zata, a partir desta segunda-feira também está aberto o prazo para inscrições nos cursos de Panificação e Costura Industrial.

Lançado

O governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, apresentaram nesta segunda-feira o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, com a meta de zerar, em até seis meses, a lista de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública de saúde do Estado. O orçamento previsto é de R$ 235 milhões para o “Fila Zero” até 2026. Estão incluídas no programa também as pessoas que aguardam por consultas cirúrgicas, exames e diagnósticos, assegurando atendimento prioritário aos pacientes oncológicos. Mais de 225 mil catarinenses serão diretamente beneficiados. Jorginho já havia falado sobre o início das ações durante sua passagem por Criciúma. Ontem, durante entrevista à Massa FM, o secretário Acélio Casagrande lembrou que o mutirão deve aliviar o sofrimento de muitos pacientes.

Posse

O presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus, vai iniciar período de férias a partir da próxima quarta-feira. Pelos próximos 30 dias, o comando da cooperativa ficará nas mãos do empresário Paulo Silva, que é o vice-presidente da entidade.

Falando em Cooperativa

Ontem teve uma reunião entre os presidentes da Cermoful, Rudy Recco, e o da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus. Na outra ponta da mesa, estava o prefeito de Jaguaruna. Foi acertado que será feito um mutirão para recuperar a iluminação pública de parte do Balneário Esplanada e do Balneário Torneiro.