Tatiane dos Santos foi premiada neste mês em evento da comunidade brasileira

Içara

Tatiane dos Santos nasceu em Içara, onde morou até os 18 anos. Em 2005, mudou-se para a Europa a convite da irmã. “Foi a partir de então que minha aventura começou!”, conta. A residência iniciou pela Itália para tratar de toda a documentação necessária. Logo após foi para a Inglaterra, onde, neste mês, foi premiada pelos melhores salgados de Londres. “Empreender não é fácil. Empreender em outro país é mais difícil ainda. É preciso foco, persistência e determinação para chegarmos onde estamos… Hoje temos cinco colaboradores incríveis. A Tatiane de 18 anos nunca poderia ter imaginado tantas bênçãos. Agradecemos a toda nossa família, amigos e todos nossos clientes que colaboraram com nossa vitória para ganhar esse troféu!”, comemora.

Logo após chegar a Londres, Tatiane começou a trabalhar em um restaurante. Era lavadora de pratos. Conheceu ali o marido, Geter Tebas Júnior. “Um homem maravilhoso do interior de Minas Gerais com quem me casei e tenho duas lindas filhas. Nossa história de empreendedorismo teve início logo após, quando, na festa de aniversário da nossa filha, não tínhamos condições financeiras para fazer encomendas de salgadinhos e docinhos. Com a ajuda do meu irmão, que já havia trabalhado na padaria de um supermercado de Içara e com receitas na Internet, meu marido fez a primeira coxinha e eu o primeiro docinho, os primeiros de vários!”, relembra.

A empreendedora conta que o sucesso dos produtos foi imediato. Primeiro, com os amigos que experimentaram os doces e salgados na festinha infantil. Logo o sabor encantou cada participante e eles começaram a querer encomendar para as festinhas deles. “Nós, como precisávamos de uma renda a mais, começamos a aceitar pedidos! Graças à propaganda boca a boca, nossa pequena empresa foi crescendo, com o passar dos anos fomos adquirindo mais clientes até que decidimos que estava na hora de deixarmos nossos trabalhos para viver da renda dos nossos salgados e doces”, acrescenta.

Mas em toda jornada de sucesso, também há dificuldades. E o dinheiro com as vendas não foram suficientes para pagar as contas. Geter teve novamente que procurar outro trabalho. As encomendas ficaram apenas para os fins de semana e o sonho foi prorrogado, mas nunca abandonado. “Era assim que nos encontramos quando a pandemia de Covid-19 começou. Tínhamos contas para pagar, filhas para alimentar, nossos empregos pausados e o futuro incerto. Porém Deus sempre tem o melhor para nossas vidas”, diz ela.

Reconstrução da marca

No meio de tanta incerteza, o casal decidiu investir tudo na empresa de salgados e doces. Passaram por um rebranding e lançaram a Sabor & Cia. Não foi fácil conquistar os europeus. Além da diferença cultural e barreira de língua para atrair o público inglês, o casal teve também grandes competidores brasileiros estabelecidos em Londres. Eles apostaram então na qualidade e sabor dos produtos, no amor pelo trabalho e no carinho com os clientes, confiantes que o reconhecimento e sucesso estavam próximos.

“Somos uma empresa de família e tivemos a grande oportunidade de participar do Guia Londres Awards, um evento muito importante para a comunidade brasileira, no qual são nomeados empreendedores para competir em diversas categorias”, conta Tatiane. A entrega do troféu ocorreu no dia 9 de setembro de 2023, após 18 anos de residência em Londres e três anos de empresa formalizada. Atualmente, a Sabor & Cia oferece mais de 10 tipos de doces, pudins e salgados. “Os mais pedidos pelos clientes são coxinha, risole de creme e milho, brigadeiro e beijinho”, lista a empreendedora. Colaboração Lucas Lemos, Canal Içara.