Neste ano, os corretores estão recebendo mais procura do que oferta, além da valorização dos imóveis

Balneário Rincão

Com a aproximação da temporada de verão, a corrida para os alugueis de casas para passar a estação mais quente do ano está em ritmo acelerado. Neste ano, os corretores estão com dificuldades de conseguir os imóveis para os veranistas. Dois fatores estão contribuindo para este cenário. A pandemia do novo coronavírus e as melhorias na infraestrutura da cidade, que deixaram Balneário Rincão mais atraente.

O corretor de Imóveis Luiz Soares Menegat aponta que está difícil encontrar alguma ainda para alugar para a temporada deste ano. Ontem, no momento em que a equipe de reportagem do Jornal Gazeta, o corretor estava concretizando um negócio para uma família passar o verão em Balneário Rincão. “Estamos recebendo bastante procura, mas já estamos com dificuldades de alugar devido à baixa oferta”, destaca o corretor.

O corretor Osni Otásio confirma a alta procura e pouca oferta. Segundo ele muito por conta das melhorias na infraestrutura da cidade. “Muitas famílias que estavam indo para outros litorais, neste ano resolveram ficar em Balneário Rincão e decidindo não alugar a casa”, explica. Os corretores avaliam também que devido à pandemia do novo coronavírus, as famílias estão procurando casas para alugar nas praias para não ficar presas durante o verão. “Quem tem casa aqui no Rincão e passava o verão em outras cidades do litoral, neste ano resolveu ficar no Balneário Rincão”, reitera Menegat.

Melhor ano para o setor imobiliário

Os corretores ouvidos pelo Gazeta apontam este ano como o melhor para o setor imobiliário em Balneário Rincão. Menegat, por exemplo, já está na cidade há alguns anos e registrou um maior volume de negócios em 2020. O corretor não aponta somente alguns pontos como mais procurados, mas sim todo o município. “Temos realizando negócios no Centro, na Zona Sul e na Barra Velha”, relata Menegat.

As famílias também estão antecipando a ida para o litoral. Segundo o corretor, nos anos anteriores, o período de aluguel era do mês de dezembro até fevereiro e neste ano, muitas casas já estão ocupadas deste o mês de outubro.

Os imóveis também tiveram valorização nesta temporada devido aos atrativos criados no município. Menegat cita o exemplo de uma casa que em 2019 alugou por R$ 11 mil, neste ano fechou em R$ 13 mil. “Esta é uma valorização normal, pois existe mais infraestrutura no município”, justifica.

Procura acentuada

O aposentado José Costa mora em Balneário Rincão e tem um sítio em Criciúma. Todos os anos ele costuma alugar a casa da praia e passa o verão no sítio. Neste ano, Costa resolveu ficar no Rincão, mas somente neste mês de outubro recebeu mais de 20 ligações de pessoas querendo alugar sua casa. Devido ao valor oferecido, o aposentado decidiu mais uma vez ceder a casa para alugar.