Decreto Sobre Celebrações da Semana Santa

Ao clero, religiosos e religiosas e todos os fiéis católicos desta Diocese. Aos que este nosso Decreto virem, paz e bênção do Senhor! CONSIDERANDO as orientações emanadas das autoridades públicas de saúde quanto à necessidade de isolamento social frente à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19); CONSIDERANDO o Decreto n. 153/2020 da Congregação para o Culto Divino e a disciplina dos Sacramentos;

DECRETAMOS:

Art. 1. Os ritos da Semana Santa serão celebrados apenas na Igreja Catedral e na Igreja Matriz de cada Paróquia sem a participação do povo, com a presença de uma restrita, reduzida ao máximo possível, equipe litúrgica de apoio e com os cuidados necessários. Os membros das casas religiosas procurem acompanhar todas as celebrações pelos meios de comunicação e unir-se em oração através da recitação da Liturgia das Horas;

Art. 2. As celebrações sejam, na medida do possível, transmitidas ao vivo pelos meios de comunicação, pelas redes sociais e os fiéis sejam informados acerca do horário de início para que possam se unir em oração em suas casas. As Paróquias que não puderem realizar, aconselhem os fiéis a acompanharem as celebrações que serão transmitidas pelas redes católicas de televisão, rádio, Facebook e Instagram.

Art. 3. Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor (05/04/20). Na Igreja Catedral e nas Igrejas Matrizes seja celebrado seguindo a segunda forma prevista no Missal Romano (p. 229 do Missal), podendo haver a bênção dos ramos, tendo em vista que os fiéis terão seus ramos em casa e estarão acompanhando ao vivo a transmissão da santa missa.

Art. 4. As celebrações de piedade popular podem ser realizadas segundo o Decreto n. 153/2020 da Congregação para o Culto Divino e a disciplina dos Sacramentos, e aconselhamos vivamente a programação de tais momentos para os dias 14 e 15 de setembro, respectivamente Festa da Exaltação da Santa Cruz e Memória de Nossa Senhora das Dores, da mesma forma nessa data incentivemos a coleta para a evangelização que seria realizada no domingo de ramos.

Art. 5. Missa do crisma (09/04/20). Será celebrada na Igreja Catedral às 9h com a presença do bispo diocesano, vigário geral, coordenador diocesano de pastoral e o coordenador de cada comarca pastoral. Desses anteriormente citados comparecerão aqueles que estiverem em plenas condições de saúde. Os demais sacerdotes devem acompanhar pelo Facebook da diocese de Criciúma, Facebook da Catedral São José, Instagram da Paróquia São José e a Rádio Marconi FM 99.9 MHZ para que possam renovar suas promessas sacerdotais. Os padres poderão ter acesso aos santos óleos, quando nos for permitido sair do isolamento social, na secretaria da paróquia São José.

Art. 6. Missa da Ceia do Senhor (09/04/20). O rito do lava-pés seja omitido. Ao término da Missa seja omitida a procissão e o Santíssimo Sacramento seja conservado no sacrário.

Art. 7. Sexta-feira da Paixão (10/04/20). O rito do beijo da Cruz seja feito somente pelo presidente da celebração. Na oração universal seja acrescentada a seguinte prece:

Pelas vítimas da pandemia.

Oremos por todas as vítimas do novo coronavírus, sobretudo os mais vulneráveis, a fim de que sejam livres de suas consequências, sejam consolados os que perderam seus entes queridos e logo se encontre a cura contra o novo coronavírus. Deus eterno e todo poderoso, autor da vida, ouvi as súplicas de vosso povo que implora o fim desta nefasta pandemia. Protegei os mais vulneráveis, especialmente os idosos, sejam eles amparados por seus familiares e assistidos pelo sistema de saúde. Abençoai os esforços para encontrar a cura contra o novo coronavírus e una, pelos laços da solidariedade, a humanidade inteira. Por Cristo, nosso Senhor.

Art. 8. Vigília Pascal (11/04/20). Seja omitido o rito da bênção do fogo. O círio, já preparado antecipadamente, seja aceso de modo simples, omite-se a procissão de entrada e entoa-se a Proclamação da Páscoa. Segue-se a liturgia da Palavra. Para a liturgia batismal, apenas se renovam as promessas batismais e segue-se a liturgia Eucarística. Asseguro minha proximidade espiritual a todos os diocesanos e os apresento diariamente no altar do Senhor, pela intercessão de São José e Nossa Senhora de Caravággio. Aproveito a oportunidade para desejar que todos vivam, com suas famílias, uma abençoada Semana Santa e um frutuoso tempo Pascal.