Qual a sua comida preferida no inverno?

Chef PV Show escolhe a Vaca Atolada como um prato reconfortante e perfeito para dias frios.

Comer é bom em qualquer estação do ano. Mas no inverno nosso apetite por comidas mais suculentas e encorpadas aumenta consideravelmente. É por esse motivo que hoje lhes deixo uma receita espetacular, Vaca Atolada.

A Vaca Atolada é um prato típico da comida caipira e tem como principais ingredientes a costela bovina e a mandioca. Segundo a história, tropeiros vale-paraibanos carregavam no embornal carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes, uma comida forte e boa para dias mais frios da serra.

Ao se dirigirem às Minas Gerais, transpondo a Serra da Mantiqueira por terrenos íngremes, frios, irregulares, úmidos e principalmente nos períodos de chuva, o que tornava o solo alagadiço, o gado encalhava e não prosseguia. Havia então o momento de remanejamento dos animais, o descanso da tropa e sua alimentação. Assim sendo, o prato foi batizado como Vaca Atolada.

Com o passar do tempo, o prato famoso em Minas Gerais seguiu para São Paulo e disseminou-se em todo o território nacional, sofrendo variações de acordo com o clima e condimentos das regiões brasileiras.

E que tal transportar toda essa história para dentro da panela e regar esses dias frios com essa comida deliciosa e reconfortante. Vamos a receita:

Vaca Atolada do Chef PV Show:

INGREDIENTES

  1. 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  2. 1 kg de costela bovina cortada em pedaços
  3. 2 dentes de alho picados
  4. 1 cebola média picada
  5. 1 tomate médio picado
  6. 3 e meia xícaras (chá) de caldo de carne (700 ml)
  7. 2 e meia xícaras (chá) de mandioca cortada em cubos (330 g)
  8. 2 colheres (sopa) de salsa picada

MODO DE PREPARO

Em uma panela de pressão, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a costela e frite por 15 minutos, mexendo de vez em quando, ou até dourar. Acrescente o alho, a cebola e o tomate, e refogue por 5 minutos mexendo de vez em quando, ou até murcharem. Adicione o caldo de carne, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, por 40 minutos, após o início da fervura. Retire do fogo, espere a pressão ceder, junte a mandioca e deixe cozinhar por mais 20 minutos na pressão. Retire do fogo e assim que a pressão ceder novamente, abra a panela e sirva em seguida, polvilhando com a salsa. A Vaca Atolada é um prato marcante e com alto teor de gordura, em função da costela. Não exagere. Para acompanhamento, você pode escolher um bom vinho. Mas eu indico uma partida de canastra, com quem você ama, pertinho de um fogão a lenha. Não existirá combinação melhor.

Mais: o aipim, como nós conhecemos, também é chamado em outras regiões de mandioca ou macaxeira.