Mutirão de limpeza foi realizado nesta semana no salão paroquial da localidade para o evento

Içara

Silmara Machado Francisco é uma das festeiras de Campo Mãe Luzia na 57ª comemoração da safra da melancia e da padroeira Santa Luzia. E, além da participação nas celebrações religiosas, junto com outros moradores da comunidade, está no mutirão de preparação do salão paroquial nesta semana. A limpeza geral — do interior ao entorno — faz parte da montagem da estrutura que será utilizada a partir já desta sexta-feira (6).

“Para nós é uma tradição muito forte, que vem desde os nossos avós, comemorar Santa Luzia e a Festa da Melancia. É a união da nossa comunidade”, exalta a festeira. “Vai ter muita melancia para o povo degustar. Venham que será muito bonita a nossa festa”, convida Silmara. O presidente da festa, Diego Ceneli Réus Inácio, indica também que três tendas serão montadas no pátio para ampliar ainda mais o conforto dos participantes.

A expectativa é que o consumo de melancia seja de quase 20 toneladas, o equivalente a mais de 2 mil unidades. A programação começará na sexta-feira à noite, dia 6, com a roleta com brindes e jantar com galinha assada.

No sábado (7) terá passeio ciclístico a partir das 9h, missa às 20h e noite dançante com show gratuito do Gaiteiro Apaixonado. A primeira edição do Pedal da Melancia vai ter 30km de circuito. A atividade será no local da festa, em Campo Mãe Luzia, às 8h30, e passará pelas comunidades de Pontão, Barro Vermelho, Ilhas e Hercílio Luz até retornar para o salão paroquial, onde os participantes terão almoço gratuito com melancia de sobremesa. O evento será limitado a 300 participantes, por isso, as inscrições devem ser realizadas antecipadamente pelo telefone/WhatsApp (48) 99658-8943.

No domingo, as atividades ocorrerão a partir das 9h com a pesagem das melancias, missa às 10h em honra a padroeira Santa Luzia, almoço festivo, leilão das quatro maiores melancias da festa e, a partir das 14 horas, a disputa das Olimpíadas Rurais, com o concurso do maior comedor de melancias e o arremesso de milho no balaio. O encerramento será com o Gaiteiro Apaixonado. Colaboração Lucas Lemos, Canal Içara.