Quebrando o silêncio

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina usou o horário político do parlamento nesta terça-feira para se manifestar sobre as acusações que vem sofrendo do Ministério Público Federal. Ao usar a palavra, Júlio Garcia chamou a atenção para situações semelhantes em que denúncias tão pesadas quanto esta acabaram lá na frente se esvaziando e sendo arquivadas. Lembrou a prisão de Gean Loureiro, prefeito da capital. O caso dele foi arquivado. Lembrou o caso do reitor da Ufsc. “Ele não resistiu à execração pública e tirou a própria vida. Investigação do Ministério Público não é sentença”, destacou. Para resumir, Júlio Garcia quer ser tratado com o respeito que sua história política de 40 anos, até aqui ilibada, merece. Quer o respeito ao preceito constitucional que afirma que todos são inocentes até que se prove o contrário. “Confio na Justiça e digo isso ciente de que todas as acusações até aqui são fruto de ilações, sem contar com um único elemento concreto que as sustente”. Na prática não muda o procedimento do MPF, não mexe na denúncia já feita, mas deixa claro que o presidente não está acuado e pronto para encarar o processo de frente.

Vaquinha

Candidato do PSD ao governo de Içara, Alex Michels vem afirmando desde o período de pré-campanha que não faria uso do fundo eleitoral. Fez essa comunicação oficial ao presidente do partido abrindo mão da verba. Agora para tentar garantir um dinheiro para a campanha ele lançou uma vaquinha virtual. O procedimento é avalizado pela legislação eleitoral e permite que o próprio cidadão contribua com o processo. “Qualquer valor é bem-vindo, para custear o material de campanha e fazer nossas ideias chegarem nas pessoas. Essa é uma forma de todos estarem engajados e colaborarem da forma que podem”, colocou. O link de acesso é o: https://contribua.essentjus.com.br/alexferreiramichels e todos os interessados podem realizar doações online.

Credenciados

Os 10 leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 que foram ativados no Hospital São Donato estão agora credenciados pelo Governo Federal. Informação foi publicada no Diário Oficial de Contas. “Isso é garantia de pagamento. Dinheiro assegurado. Agora vamos lutar para a manutenção destes leitos para 2021 porque em tese o credenciamento é por apenas 90 dias renováveis por mais 30”, explica Júlio de Lucca, diretor administrativo do São Donato.

Mais eficiência

Candidato ao governo de Forquilhinha pelo PSL, Carlos Nola quer ampliar a eficiência da máquina pública. Empresário disse hoje na Massa FM que a cidade precisa de gestores técnicos. “E que usem a tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população. Somos a renovação de verdade neste processo”, garante.

Mais verba

Aposentado pode pegar mais consignado até o fim do ano. A margem de crédito descontado em folha foi para 40%. Justificativa para a mudança é dar mais fôlego aos aposentados durante a pandemia. Especialistas recomendam cautela. Embora o consignado para aposentados tenha, de fato, juros substancialmente menores que o restante do mercado, suas parcelas são descontadas diretamente do benefício, o que, na prática, reduz e engessa a renda do aposentado.

Na educação

Conselho Nacional de Educação deve aprovar uma resolução que permite o ensino remoto em escolas públicas e particulares de todo o Brasil até o final do ano que vem. O documento também orienta que durante o período de pandemia os alunos não recebam falta e sugere que ninguém seja reprovado.

Otimismo

Presidente da CDL de Içara confirmou ontem pela manhã, durante entrevista à Massa FM, que espera uma semana de movimento intenso no comércio da cidade. Projeção é de que o Dia das Crianças ajude a engordar o caixa dos lojistas e dê fôlego ao setor para as promoções de Natal.

Na economia

A pandemia ainda segue provocando estragos na economia, mas a previsão para a reta final de 2020 é otimista. “Alguns setores foram mais afetados, outros estão indo bem. A boa nova é que aquela previsão pessimista de queda de 11% no PIB não vai se confirmar. Vamos ter queda sim, mas não nestes níveis. Se em 2021 a pandemia retroceder vamos sim ter um próximo ano muito bom. O que preocupa é a taxa cambial muito alta, com o dólar disparando, mas a tendência é que isso também se ajuste a possamos respirar com mais alívio já nos primeiros meses do próximo ano”, ressalta o professor Enio Coan.