Executiva do partido questiona a conduta do vereador na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal; caso será encaminhado ao Conselho de Ética e Disciplina

Balneário Rincão

A Executiva do Diretório do MDB de Balneário Rincão, em reunião realizada na última sexta-feira (16), decidiu por maioria de votos abrir processo disciplinar contra o vereador Ademar Darolt por desrespeito e conduta contrária as deliberações do partido na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2023-2024.

O acordo firmado em 2020 entre o MDB e o PSD, que juntos detém a maioria de votos no legislativo, previa a realização de um rodízio na presidência do legislativo, cabendo ao vereador do PSD Ramires Lino a presidência a partir de 2023. Contudo, a conduta de Darolt foi contrária a decisão do partido, impossibilitando o cumprimento do acordo rompendo o rodízio definido entre os partidos.

A situação será agora encaminhada ao Conselho de Ética e Disciplina do MDB, que vai avaliar a conduta do vereador e definir a penalidade a ser aplicada ao parlamentar, que, de acordo com as normas partidárias, vai de uma advertência, suspensão ou expulsão com cancelamento de filiação.

“O MBD preza pela democracia e amplo debate na tomada de qualquer decisão. Contudo, uma vez tomada uma decisão, ela deve ser seguida e cumprida por todos, desde o prefeito, vereadores até os filiados”, afirma o prefeito Jairo Custódio. “A postura do vereador Darolt contrariou completamente o que havíamos acertado com o PSD, nos colocando numa situação constrangedora diante de um partido que compõe a nossa base de governo”, completou.

“A todo instante procuramos convencer o vereador Darolt a manter o compromisso assumido pelo partido lá em 2020, mas sem sucesso. O PSD abriu mão da cabeça de chapa cabendo ao MDB indicar o presidente, ainda assim, o vereador votou contra o partido. Agora vamos acompanhar atentamente os trabalhos da Comissão de Ética acreditando que possamos restituir a integridade, a unidade e a credibilidade partidária. O MDB é um grande partido e vai continuar sendo grande respeitando os acordos que firma”, finaliza Jairo.