Projeto de lei foi protocolado na Câmara Municipal de Içara no Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho

Içara

A criação da Rota Cultural Santuário das Abelhas foi apresentado pelo vereador Lauro Nogueira, via projeto de lei, protocolado na Câmara Municipal de Içara, na sexta-feira passada (5), Dia Internacional do Meio Ambiente. A proposta é implantar a rota cultural em aproximadamente 8 km, da Rua Linha Três Ribeirões, com início no limite do município de Criciúma, até o seu final no bairro Esperança, como forma de preservar as abelhas.

O vereador Lauro Nogueira explicou que a região sugerida para a criação da rota cultural é onde está instalada uma das maiores empresas de mel do País, além das primeiras famílias do município que iniciaram na apicultura, e sendo propícia para o plantio de árvores que atraem e alimentam as abelhas.

“As família Benincá e Casagrande ainda residem neste trecho, outro ponto levando em consideração é que em quase toda a sua extensão possui condições de se plantar arbustos e plantas melíferas que florescem no verão e inverno”. Nogueira acrescentou que a rota também possui potencialidade para abrigar um museu do mel no futuro. “Esse espaço poderá fornecer informações turísticas e fomentar produtos relacionados ao mel e abelhas”.

De acordo com o projeto, os arbustos e árvores que foram plantadas na extensão devem ser melíferas, conforme consta lista disponibilizada na Fundai (Fundação Municipal de Meio Ambiente de Içara) e Associação de Apicultores de Içara. Empresas e entidades interessadas em contribuir com o paisagismo dessa rota cultural poderão realizar publicidade nos logradouros públicos, conforme Lei Nº 4.474, de 18 de dezembro de 2019.

“Existe apenas dois santuários públicos deste tipo no mundo e ainda somos a capital catarinense do mel, e necessariamente também temos que nos responsabilizar pela vida das abelhas, sem elas, não nos justifica esse título estadual”, salientou o vereador Lauro Nogueira. O projeto de lei foi lido em plenário na sessão ordinária de ontem (8), e segue para tramitação nas comissões permanentes da Casa.