Famcri e voluntários resgatam 40 animais

71

Ação com apoio da Policia Militar, Polícia Civil e ONGs protetoras de animais recolheu 37 cachorros e três gatos em residência no bairro Progresso

Com o objetivo de combater e evitar maus tratos a animais da região carbonífera, a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, voluntários e organizações não governamentais (ONGs) protetoras de animais realizaram na manhã de sexta-feira (14) uma vistoria em uma residência localizada na Avenida Progresso, no bairro Progresso, em Criciúma.

Após denúncias de protetores de animais, a equipe resgatou 37 cachorros de diversas raças, incluindo beagle, pynsher, yorkshire, e três gatos, em um total de 40 animas subnutridos em situação de maus tratos. Os animais resgatados ficarão aos cuidados de uma ONG, que será responsável pelo atendimento aos animais até eles encontrarem um lar temporário ou a adoção.

Segundo a Famcri, a proprietária da casa, de 56 anos, não tinha condições de criá-los e irá responder pelo crime de maus-tratos. De acordo com a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato, o crime de maus tratos de animais pode render detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 500 a R$ 3 mil por cada animal. Nesse caso, haverá investigação do Ministério Público. Quanto aos animais, eles devem permanecer em um lar temporário e para quem deseja adotá-los, pode entrar em contato pelo telefone (48) 999504440.

Denúncias

Denúncias de casos como estes podem ser feitas por qualquer pessoa que tomar ciência de maus-tratos ou de abandono. O denunciante deve registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma delegacia de polícia para que o caso seja averiguado, e ter o máximo de provas possíveis, como o laudo de um veterinário, fotos, filmagens ou uma outra testemunha. Todas as denúncias poderão ser feitas de forma sigilosa. Em Criciúma, as denúncias podem ser feitas através do telefone 156 ou pelo fone (48) 3445-8811, ambos números da Famcri.