Zata volta

A Secretaria de Assistência Social de Içara está sem titular. Depois de dois anos comandando a pasta, Duca Zata deixou a função e está de volta à Câmara de Vereadores. “Tem essa situação da eleição da Câmara de Vereadores que é importante e, por isso, em conversa com a prefeita e o vice, foi definido meu retorno para o Legislativo. Mas também é preciso lembrar que já tinha esse compromisso de ficar dois anos na função e depois retornar as minhas atividades na Câmara”, detalha Zata. Em entrevista à Massa FM ele não confirmou, mas a tendência é que ele seja o candidato do governo municipal à presidência da Câmara. “Eu estou à disposição. Voltou para colaborar porque sei da importância dessa posição para o governo. Vamos aguardar a evolução das conversas até esta sexta-feira quando ocorre a eleição”.

No Social

Segundo Zata a tendência é que o seu substituto seja anunciado em janeiro. Durante a entrevista ele também aproveitou para avaliar seu período frente a pasta. “O novo secretário é uma decisão da prefeita, mas creio que ele será conhecido em janeiro, já que agora há esse período de recesso de fim de ano. Eu deixo a secretaria ajustada e saio dela muito feliz com o trabalho. Conseguimos avançar em vários setores, mas acho que o grande trabalho foi mesmo na qualificação da mão de obra. Conseguimos encaminhar muita gente para o mercado de trabalho e permitir que estas pessoas não dependam mais da assistência Social. Aprendi muito e saio muito satisfeito”.

Planejamento

Nos bastidores, a especulação é de que a volta de Zata para a Câmara pode levar o primeiro suplente Rodrigo Gonçalves para a pasta do planejamento. Mas a verdade é que todos estes detalhes devem ser definidos no decorrer dos próximos dias. Em janeiro, Dalvania deve anunciar uma minirreforma.

A outra chapa

O nome que já se sabe, encabeçará a chapa adversária é o do vereador Max Luiz do PL. Ele está distanciado da base do partido, que hoje dá sustentação ao governo de Dalvania Cardoso. A chapa terá ainda apoio de PSD e MDB. Nas contas da oposição isso soma os oito votos necessários para garantir a vitória.

No comando

O vereador Laenio Silva (MDB) é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça. A definição ocorreu na sessão desta semana. A mesa tem ainda Jorgia Guglielmi (PSDB) como vice-presidente, Alison Felix Bertan (PSD) como 1º secretário, e Robson Francisconi (PP) como 2º secretário. Laenio venceu a chapa liderada pelo progressista Ricardo Guedin. “Agradeço aos votos de todos os colegas e também a indicação para que eu me candidatasse à presidência do Legislativo. Vou ter cuidado e zelo com o dinheiro público, garantindo a transparência e bom funcionamento da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça”, disse durante seu discurso de posse. Ele também agradeceu o apoio do amigo Geraldo Baldissera, vereador do MDB em Içara, e André Bitencourt, filho do ex-presidente da Cermoful Ricardo Bitencourt.

Aumentou

Estimativa da inflação para 2023, divulgada pelo Banco Central, subiu de 4,6% para 5%, segundo o IPCA. A estimativa foi publicada nesta quinta-feira no Relatório Trimestral de Inflação da autoridade monetária. Com isso, a probabilidade de a inflação estourar a meta definida pelo Banco Central passou de 4,6%, em setembro; para 5,7% neste mês.