A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Donato, de Içara, será enfim ativada. O Governo do Estado assumirá o custeio para a manutenção dos dez leitos até que haja a habilitação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o Ministério da Saúde assuma a responsabilidade de custear os serviços.

O hospital precisará apresentar os protocolos de atendimento necessários para o funcionamento da unidade. Além disso, deverá realizar a contratação dos profissionais para receber recursos do Estado destinados à nova ala.

O anúncio das vagas será realizado já na próxima semana, em consequência do compromisso com a habilitação dos dez leitos em Içara assumido pelo secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, em reunião com lideranças de Içara e da Região Carbonífera nessa quinta-feira.

“A UTI do São Donato é de muita importância para a região e hoje tivemos a satisfação de sermos contemplados – com o aval do secretário Helton – para que dentro de no máximo duas semanas já esteja em funcionamento”, indica o deputado estadual responsável pela audiência em Florianópolis, Jessé Lopes.

“A UTI foi planejada tecnicamente, pensada pela urgência e a alta complexidade que o HSD poderá oferecer. Foram mais de R$ 5 milhões investidos no ano passado. E agora o Estado fará o custeio até o Ministério da Saúde habilitar”, afirma o secretário-executivo da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Acélio Casagrande. “Foi uma reunião extremamente positiva pela colocação do secretário”, sublinha o prefeito Murialdo Gastaldon.

“Além dessa demanda, discutimos a manutenção do custeio da maternidade”, informa o diretor-administrativo do hospital, Júlio César De Luca. Os repasses deixaram de ser efetuados por quatro meses e já somam R$ 600 mil. A audiência em Florianópolis também debateu a liberação de emendas parlamentares. Participaram ainda o presidente da Câmara Municipal, Rodrigues Mendes; o vice-presidente do HSD, Rodrigo Gonçalves; e o gerente regional de Saúde, Fernando de Fáveri.