Os primeiros nomes

Governador eleito Jorginho Mello (PL) confirmou ontem os primeiros nomes que vão integrar sua equipe de governo. Foram anunciados por Mello a deputada Carmen Zanotto (Cidadania), como titular da Secretaria de Estado da Saúde. O ex-deputado Valdir Colatto vai responder pela pasta da Agricultura e o ex-presidente da Celesc Cleverson Siewert será o titular da Secretaria de Estado da Fazenda. Com o anúncio de Zanotto na Saúde, a deputada Geovânia de Sá comemorou nas redes sociais sua permanência em Brasília. Primeira suplente, ela vai ficar no lugar de Carmen Zanoto, enquanto ela estiver secretária de Jorginho. “Após o anúncio do governador eleito Jorginho Mello com os nomes escolhidos para o secretariado de SC confirmo a minha permanência em Brasília. Seguiremos firmes à frente de todas as bandeiras defendidas até aqui e lutando pelo nosso Estado”, destacou Sá.

A lista

Secretário de Administração: Moisés Diersmann; secretário da Fazenda: Cleverson Siewert, Secretária de Saúde: Carmen Zanotto; secretário da Educação: Aristides Cimadon; Casa Militar: José Eduardo Vieira; comandante-geral da PM: coronel Aurélio Pelozatto; Procuradoria-Geral do Estado: Márcio Vicari; secretária de Governo: Daniela Pinheiro Porporati; secretária de Articulação Nacional: Vânia Franco; secretário de Agricultura e Pesca: Valdir Colatto; secretário da Defesa Civil: coronel Armando.

Refis

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Finanças, informa que o prazo para quitação ou parcelamento do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) encerra no dia 31 de dezembro. O contribuinte em débito com a municipalidade pode obter até 98% de desconto em juros e multas. Outra alternativa permite, ainda, um parcelamento em até 24 vezes. Reconhecido como o maior da história da cidade, devido ao percentual de abatimento (as taxas de isenção) e ao prazo de parcelamento, o Refis, nestes moldes, foi lançado em 2021 pensando na população em geral e nas empresas que enfrentar, e ainda enfrentam, muitas dificuldades por razão da pandemia.

Eleição

Quando dezembro acabar a Cooperaliança vai dar início, oficialmente, a contagem regressiva para a disputa da eleição que vai definir o novo conselho de administração. O atual presidente deve reeditar a chapa que comanda a cooperativa neste momento. Apenas dois nomes, por força de estatuto devem ser alterados. A julgar pelas movimentações dos bastidores, existe a possibilidade da disputa ser por consenso.

Aberto

Comércio de toda a região inicia nesta segunda-feira o atendimento com horário especial para o Natal. Até sexta-feira as lojas ficam abertas até as 20 horas em Içara e até as 21 em Criciúma. Nas duas semanas que antecedem ao Natal, o atendimento será até as 22 horas. No sábado o atendimento será até as 5 horas e no domingo das 16 às 22 horas. A expectativa é que as vendas de natal cresçam pelo menos 8% em comparação com o ano passado.

Amanhã

A expectativa da equipe da transição de governo federal é que a Proposta de Emenda à Constituição, que autoriza o futuro governo a desembolsar um dinheiro além do teto de gastos com programas de transferência de renda e assistência social, vá a votação no plenário do Senado até a próxima quarta-feira. Entre hoje e amanhã a proposta vai para a discussão na Comissão de Constituição e Justiça para os últimos ajustes.

Audiência

Câmara de Vereadores de Criciúma realiza na próxima semana uma audiência pública para discutir a venda de bebida alcóolica próximo a estabelecimentos de ensino na cidade. O encontro será realizado a partir das 19 horas na sede da Câmara. Segundo o vereador Manoel Rozeng, autor da proposta, o objetivo é tentar conter o avanço da dependência de álcool entre os jovens. Em entrevista à Massa FM, ele alertou que o álcool segue sendo a porta de entrada para outras drogas.

Concurso

O Corpo de Bombeiros tornou público o edital de abertura para ingresso no curso de formação de praças (CFP) da instituição, no cargo de soldado bombeiro militar. A seleção oferta oferece 250 vagas, sendo 200 vagas para homens e 50 vagas para mulheres. Para se inscrever é necessário ter graduação em qualquer área de conhecimento a nível de bacharelado ou licenciatura plena, idade entre 18 e 30 anos. O processo de inscrições, aberto hoje, segue até o dia 5 de janeiro. Detalhes no edital que está no site dos bombeiros militares de Santa Catarina.