Devastação histórica no Sul do Brasil já foi retratada em especiais durante este período, mas nada tão completo como a reportagem especial do Portal Engeplus

Criciúma

Há duas décadas, o primeiro furacão que se tem notícia a atingir a costa do Atlântico Sul, batizado de Catarina, trouxe destruição ao Sul de Santa Catarina e ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Entre a noite de 27 e a madrugada de 28 de março de 2004, ventos de mais de 180 km/h devastaram a região.

O furacão resultou em 11 mortes, danos estimados em mais de R$ 200 milhões e afetou cerca de 400 mil pessoas somente em Santa Catarina. A infraestrutura sofreu graves danos, com 36% das edificações danificadas e cerca de 2 mil completamente destruídas.

A região enfrentou sérias consequências econômicas, com prejuízos na agricultura e na fauna. Estima-se que 24.181 pessoas tenham sido desalojadas e 2.262 desabrigadas, enquanto os danos à natureza foram significativos, com uma grande perda de aves e árvores derrubadas.

Além dos estragos materiais, o trauma emocional é reavivado sempre que temporais cgegam à nossa região. O Catarina deixou uma marca indelével, evidenciada pela lembrança da noite em que o mar avançou terra adentro, causando um cenário de horror e desolação.

Esta história já foi contada por muitos veículos de imprensa neste período, mas nenhum foi tão completo como o que foi publicado ontem pela equipe do Portal Engeplus: Amanda Garcia Ludwig, Lucas Renan Domingos, Jéssica Rosso, Rafaela Custódio, Thiago Hockmüller, Samuel Borges e Patrick Stüpp. Para ler, o leitor do Jornal Gazeta pode acessar diretamente o portal na internet em “engeplus.com.br”, e encontrará o link na “home”. Ou ainda digitar no navegador de internet o endereço completo: https://www.engeplus.com.br/noticia/clima/2024/200223-ha-20-anos-furacao-catarina-atingia-o-brasil-deixando-rastro-de-destruicao.

As imagens que ilustram esta página são retiradas desta reportagem.