Coluna saúde e boa forma – 27/02/2020

109

Tratamento acelerado de feridas à disposição das prefeituras

Protocolo foi assinado com o Consórcio CisAmrec e CisAmesc para atendimento pelo SUS

Balneário Rincão

Um tratamento inovador estará à disposição dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para as prefeitura do Sul de Santa Catarina. O tratamento com aparelhos de fisioterapia garante não só o fechamento mais rápido, como também uma melhor qualidade da cicatriz. São aparelhos de fisioterapia que aplicados de forma conjunta reduzem o tempo de cicatrização em 30 a 40%. O primeiro município da região carbonífera a aderir ao programa foi Balneário Rincão, que já teve o primeiro paciente atendido neste mês de fevereiro.

O método, inovador para o cuidado de feridas e queimaduras, é realizado com aparelhos de fisioterapia associado aos cuidados da equipe de enfermagem, acelerando o processo de cicatrização em até 40% mais rápido que outros tratamentos convencionais. De acordo o fisioterapeuta Paulo Silveira, a forma atende desde lesões de origem vascular e diabéticas, cirúrgicas, traumáticas, por picadas de animais peçonhentos e feridas por pressão em pessoas acamadas. “Mais que um problema de saúde as feridas são um problema financeiro para as instituições de saúde e social para os pacientes. O método de tratamento surge como uma poderosa ferramenta para auxiliar esses pacientes que demoram muito a fechar esses tipos de lesões”, explica o fisioterapeuta.

Paulo Silveira é formado em Fisioterapia pela Unesc e tem mestrado em saúde em Ciências da Saúde também pela Unesc e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  O fisioterapeuta teve o projeto incluído no Inova Criciúma junto com os sócios Tiago Silveira e Felipe Bagio. Conforme Paulo, que é pesquisador da área de feridas, este é um dos problemas que mais atinge a população, em especial a mais carente. “Desta forma criamos um protocolo de atendimento que tem como diferencial a participação do fisioterapeuta no tratamento”, explica.

Para a presidente do Colegiado de Saúde da Amrec, Gláucia Cesa Périco, o colegiado assinou o protocolo, porque o projeto vem atender os anseios dos municípios, que acompanham o sofrimento dos pacientes que precisam de um tratamento mais eficiente para a cicatrização das feridas. Já o secretário de Saúde de Balneário Rincão, Jean Willian Nascimento, que já aderiu ao programa, ressalta que o município estava precisando deste tipo de atendimento, já que possuiu uma população mais idosa e que costuma ter problemas com feridas. “Procuramos sempre dar mais conforto aos nossos pacientes e conhecendo os profissionais que estão trabalhando no projeto procuramos aderir para melhorar ainda mais a saúde de Balneário Rincão”, destaca Nascimento.

Atendimento em hospitais

Paulo explica que além de colocar o serviço à disposição das prefeituras, também já atua em alguns hospitais e clínicas da região. No Hospital da Unimed de Criciúma foi criado um ambulatório especializado na cicatrização de feridas. A Unimed adotou por considerar a nova terapia inédita no estado. Também o serviço é oferecido por uma clínica particular de Araranguá. Paulo ainda explica que o atendimento pode ser oferecido para pacientes acamados, já que os aparelhos são portáteis facilitando o tratamento domiciliar.

Jean Willian Nascimento – Fisioterapeuta