Desfiles marcam homenagem à Pátria

159

Içara terá 47 instituições desfilando na parte da manhã. Já em Balneário Rincão o desfile será à tarde

Os desfiles em Içara e Balneário Rincão serão em horários diferentes. Em Içara, o cerimonial começa, às 9 horas, em Balneário Rincão, o desfile começa às 14 horas. Todas as escolas e instituições que irão desfilar neste dia 7 de setembro, no sábado, trarão as homenagens preparadas para o dia da pátria.

Em Içara, a Secretaria de Educação foi a responsável por organizar o desfile. Ao todo serão três mil pessoas desfilando representando 47 instituições. A logística para este ano terá uma mudança. Ao invés do palco ficar de frente para os desfiles, será deslocado para a esquina da rua Altamiro Guimarães com a rua Duque de Caxias e ficará de lado para saldar todas as instituições que passar desfilando.

Outra mudança será a parte do desfile dos militares, que virão para a avenida com as viaturas e equipamentos. Eles começarão a marcha de frente da Prefeitura, passando no meio dos pelotões dos alunos de todas as escolas, para que os mesmos possam também prestigiar. “O Exército, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar desfilarão primeiro para que os alunos também possam prestigiá-los”, destacou a secretário de Educação Gerusa Bonsoni.

O fim do desfile se alongará até em frente a Cooperaliança, para evitar o tumulto dos estudantes, que terminaram de desfilar atrapalhar os que estão desfilando. Neste ano haverá apresentação de três fanfarras. A Fanfarra do Colégio Cristo Rei, da Escola Maria da Glória e Silva e a Fanfarra Municipal.

A secretário informou que neste ano as 13 escolas municipais e os sete Centros de Educação Infantil terão como tema “O Lugar Onde Moro”, o mesmo tema trabalhado em todos os eventos promovidos pela Educação em 2019. Um dos exemplos é a dos estudantes da Escola Quintino RIzzieri, que homenageará a própria instituição, que está completando 40 anos de história.

Gerusa pontua que todos os detalhes foram treinados durante a semana para que saia tudo conforme o planejado. Segundo ela, o pelotão da Secretaria de Educação desfilará com girassóis. “Os girassóis sempre se viram para o lado do Sol evitando sempre a escuridão”, enaltece a secretária.

“Construindo Hoje, um Novo Rincão”

O desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência no Balneário Rincão será realizado no sábado a partir das 14h, na Avenida Leoberto Leal. O tema escolhido para o evento será: “Construindo Hoje, um Novo Rincão”.

“Escolhemos este tema para mostrar a evolução da nossa cidade, além de mostrar a importância de nossos alunos neste Novo Rincão. As pessoas irão se emocionar com nossos alunos mostrando a cidade”, enfatiza a secretária de Educação e Assistência Social, Jucilene Fernandes.

O público que comparecer ao desfile presenciará apresentações sobre o crescimento da cidade através das escolas municipais e estaduais. Haverá ainda apresentações do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Força Expedicionária Brasileira, Bombeiros, Escoteiros, Fanfarra Humberto de Campos e entidades organizadas da cidade. A Associação Coral de Balneário Rincão cantará o Hino Nacional.