SIE apresentou histórico de negociações com a empresa

Jaguaruna

Após a Gol Linhas Aéreas manifestar na quinta-feira (1º) que “nunca oficializou as suas operações em Jaguaruna”, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina (SIE) emitiu uma nota apresentando o histórico de negociação com a companhia. Conforme a SIE, a empresa “manifestou formalmente, em duas oportunidades, o interesse de operar com voos nos aeroportos Regional da Serra Catarinense (em Correia Pinto) e Humberto Ghizzo Bortoluzzi (Jaguaruna)”.

O Governo de Santa Catarina afirmou ainda que a Gol encaminhou para a SIE um e-mail e carta de intenção interessada em usufruir da política de redução de ICMS para empresas que operam em aeroportos catarinense. O histórico apresentado pelo Estado aponta que, além dos contatos feitos pela companhia aérea, a empresa fez vistorias nos aeroportos de Jaguaruna e Correia Pinto.

A notícia de que a companhia ofertaria voos com partida do Sul do Estado foi comunicada pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, em sua conta no Twitter no dia 7 de junho de 2022. “Os aeroportos de Jaguaruna e de Correia Pinto terão voos da Gol a partir de setembro. Resultado da política de incentivos para a aviação regional e dos investimentos do @GovSC nos aeroportos”, escreveu Moisés, marcando a conta oficial do Governo do Estado na rede social.

O voo sairia de Guarulhos (SP), faria escala em Correia Pinto (SC), depois em Jaguaruna (SC) e retornaria para o Estado paulista. Mas, em nota encaminhada ao Portal Engeplus nessa quinta-feira, primeiro dia do mês em que a empresa começaria a operar no Aeroporto Regional Sul, a Gol Linhas Aéreas afirmou que “nunca oficializou o início de suas operações em Jaguaruna”. A companhia disse ainda que “não há previsão de médio prazo para implementação dos serviços neste aeroporto”.

Leia a nota na íntegra da SIE:

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade informa que a Gol Linhas Aéreas manifestou formalmente, em duas oportunidades, o interesse de operar com voos nos aeroportos Regional da Serra Catarinense (em Correia Pinto) e Humberto Ghizzo Bortoluzzi (Jaguaruna). O objetivo da companhia, como especificado em e-mail e carta de intenção direcionados a esta pasta, é usufruir da política de redução de ICMS para empresas que operam em pelo menos seis aeroportos catarinenses. Além dos documentos, a empresa realizou visitas às estruturas em questão e realizou encontros com o corpo técnico da SIE. A Secretaria, inclusive, realizou obras solicitadas pela companhia nos citados aeroportos, a fim de receber as operações.

Histórico

Interesse da Gol em Jaguaruna

4 de julho de 2021

Em carta de intenção formal assinada por representantes da Gol Linhas Aéreas, a companhia manifesta oficialmente o interesse em operar voos nos aeroportos Regional da Serra Catarinense (em Correia Pinto) e Humberto Ghizzo Bortoluzzi (Jaguaruna) três vezes por semana, para o aeroporto de Guarulhos.

No documento, é destacado o interesse de aumentar a operação em Santa Catarina por meio destes novos voos a partir do dia 27 de março de 2022.

24 e 25 de março de 2022

Equipe técnica de infraestrutura da Gol visita os aeroportos de Jaguaruna e de Correia Pinto, acompanhada de técnico de aviação da SIE

Abril de 2022

Gol e SIE elaboram projeto de implantação dos balcões de check-in e back office nos dois aeroportos e ajustes começam a ser realizados.

20 de maio de 2022

A Gol oficializa o pedido de “slot” – janela operacional para ambas as administrações aeroportuárias – visando início dos voos no dia 1º de setembro em Jaguaruna e 6 de setembro em Correia Pinto, operação a realizar às terças, quintas e sábados. A operação utilizaria aeronaves da empresa Voepass (parceira Gol). O pedido de início da operação foi deferido pela gestão dos aeroportos de Jaguaruna e Correia Pinto.

25 de agosto de 2022

Pedido da empresa Gol quanto à aderência da empresa ao Tratamento Tributário Diferenciado para redução da alíquota do ICMS com a condicionante de operar em no mínimo 6 aeroportos é deferido pelo Governo do Estado.

A nota da Gol sobre o assunto foi esta:

A GOL nunca oficializou o início de suas operações em Jaguaruna, mas tem estudado oportunidades para ampliar sua presença em novos mercados regionais, tendo Santa Catarina como um estado que apresenta boas opções. Qualquer novidade sobre esse tema será divulgada à comunidade local e aos veículos de imprensa em momento oportuno, porém não há previsão de médio prazo para implementação dos serviços neste aeroporto.