A semana que inicia será de consolidação da Associação Empresarial de Içara (ACII) no cenário estadual. Isso porque a entidade é uma das três convidadas pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) a compartilhar sua história de sucesso na convenção marcada para Florianópolis, entre quarta e quinta-feira.

Lá, será apresentado o modelo de soluções empresariais e serviços oferecidos pela associação de Içara, que alavancou o número de associados que utilizavam serviços na ACII de 33% (em 2016) para 62% nos dias atuais, com a projeção de adesão de 80% até o fim do ano.

“Primeiro a gente viu o que as outras associações estavam fazendo e a gente não estava e porque elas conseguiam e a gente não. O segundo passo foi remodelar a equipe. Nós trocamos o pessoal, buscamos profissionais com mais conhecimento, o treinamento especializado, além de termos passado por diversos treinamentos internos”, explica o executivo da ACII, Deinyffer Marangoni.

De acordo com ele, a associação adotou o modelo de metodologias de projetos relacionados a eventos, lançamento de novas soluções aliando com a reorganização interna da entidade.

“Esse realmente foi o ponto da virada que a gente trabalhou de 2017 até o ano passado: foco na gestão interna, treinamento adequado e oferta de suporte ao associado para buscar novas soluções de negócio”, afirma Morangoni.

 

Projeção para 2019

 

Com foco na valorização nas empresas do município, tanto nas indústrias como no comércio, a ACII, após restruturação interna nos anos anteriores, visa à prospecção de novos associados em 2019.

“A gente vai trabalhar muito forte na questão externa, de buscar novas empresas e fazer com que todo mundo consiga usufruir de algum tipo de serviço aqui na associação”, projeta Marangoni. Com a estrutura física reformada, a ACII promoveu 15 eventos em 2017 e mais de 20 em 2018.

Segundo o executivo, os principais eventos no primeiro semestre em 2019 serão o Programa Práticas de Gestão (PPG), que promove capacitações a empresários que queiram aprimorar suas respectivas gestões, além do Café 360, voltado ao público empresarial com temas específicos em encontros mensais até junho.

Na primeira mesa redonda, na próxima sexta-feira, o assunto a energia fotovoltaica. “É um tema que reserva muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas aos interessados na implementação desse tipo de energia. Além disso, o Café 360 vem para elucidar dúvidas e compartilhar conhecimento entre os próprios associados que terão contato direto entre si em conversações”, afirma o executivo.

No PPG, serão sete dias de ensinamentos com temas distintos. A inscrição pode ser feita separadamente para cada dia. “O recomendável é que as pessoas se inscrevam em todos os conteúdos, porque os temas são integrados e funcionam em conjunto. Dessa forma é gerada a aprendizagem em sete modalidades diferentes que se complementam entre si”, explica.

 

Seminário de Empreendedorismo e Inovação terá segunda edição

 

A Associação Empresarial de Içara também confirma para este ano a realização da segunda edição do Seminário de Empreendedorismo e Inovação. Em 2018, o evento promovido pela ACII trouxe o vocalista da banda Nenhum de Nós, Thedy Correa, para palestrar sobre o gerenciamento de crises, liderança e relacionamento interpessoal nas empresas.

“Em 2019, a ACII pretende trazer outro palestrante de nível nacional e representantes de empresas com renome internacional”, revela o executivo Deinyffer Marangoni.

O Seminário do Empreendedorismo e Inovação ocorre entre os dias 22 e 23 de maio. “Com a 21ª maior economia entre os municípios de Santa Catarina, Içara precisa ser cada vez mais valorizada e servir de referência no estado de Santa Catarina, tanto para os associados como para as demais associações”, conclui Marangoni.