Guilherme Tietböhl apostou em Criciúma para expandir a empresa

Criciúma

Customizar é modificar, adaptar ou personalizar algo de modo a adequá-lo ao seu gosto ou às suas necessidades. É o que Guilherme Tietböhl está acostumado a fazer com motocicletas. Desde os oito anos de idade ele é um apaixonado em transformar os veículos de duas rodas e em 2016 passou a se dedicar à atividade de forma exclusiva e profissional.

Tietböhl é o proprietário da Tibel’s Garage, empresa fundada na cidade de Itati (RS) e que vem se tornando referência no mercado de customização de motos no Sul de Santa Catarina, mais especificamente em Criciúma. É na sala comercial que possui na Rua Cardeal Arcoverde, no Bairro Próspera, que ele modifica motos das diferentes marcas, a maioria delas acima de 600 cilindradas. Mas não foi ali que tudo começou.

“Trabalhei 13 anos como substituto em um tabelionato. Mas sempre depois do trabalho eu ia para a minha garagem mexer nas minhas motos. Tenho uma paixão por carros antigos e, principalmente, por motos. Inicialmente era uma diversão. Só que mudou o oficial do tabelionato que eu trabalhava e vi nisso a oportunidade de mudar de área e fazer o que eu amo, iniciando a minha própria empresa”, lembra Tietböhl.

Inicialmente as customizações, já nas motos de alguns clientes e não nas dele mesmo, continuavam sendo feitas na garagem do gaúcho. Mais tarde, ele construiu um novo espaço por onde ficou por dois anos, até se mudar para Criciúma, cidade onde nasceu a esposa do empreendedor.

“Com a oportunidade de mudar de área, eu também fui me especializar. Além de buscar muitas referências na internet, fiz cursos para aprender e aprimorar as técnicas utilizadas na customização. Fiz capacitações em funilaria artesanal, solda, tornearia e outras áreas. Hoje quase toda a customização é feita por mim mesmo. As únicas terceirizações são a cromagem e a algumas costuras”, explica Tietböhl.

Da estética ao desempenho

A ideia de sair do Rio Grande do Sul para se transferir para Santa Catarina teve como objetivo ampliar a quantidade de clientes. “Aqui eu realmente encontrei um público maior e, durante a pandemia, a demanda aumentou, porque muita gente comprou moto e diversos grupos de motociclistas surgiram. Em Criciúma, além de eu gostar da cidade, eu também tenho mais e melhores fornecedores, o que dá ainda mais qualidade e agilidade ao meu trabalho”, comenta.

Desde que passou a se dedicar exclusivamente à customização de motos, Tietböhl acredita que já passaram por sua mãos quase 60 motocicletas. Cada trabalho pode levar até quatro meses, dependendo do prazo de entrega das peças e complexidade do projeto. Os valores podem ultrapassar os R$ 10 mil.

O projeto de transformação da moto surge da imaginação do customizador, mas sempre respeitando os desejos do cliente. “A maioria das motos que customizei, os clientes confiaram em mim. Isso é legal, porque apesar do dono da moto ter uma ideia, ele entende as minhas propostas e acredita na minha experiência”, destaca Tietböhl.

As modificações vão desde a estética até o desempenho. “Faço pintura, troco as sinaleiras, mudo carenagem, altero escapamento. Até um arranhão, se o cliente quiser, eu faço. Na parte de motor, eu também mexo. Muitos clientes querem alterar o desempenho da moto e faço modificações que dão mais potência”, diz.

Um trabalho personalizado

Mas não é só a aparência que importa, garante o empreendedor. “Customizar é transferir para a moto a personalidade do dono. Se o proprietário daquela moto tem atitude, quando a moto dele estiver estacionada, ela tem que transmitir a mesma personalidade”, afirma o gaúcho.

A exclusividade é o que também faz os motociclistas procurarem a Tibel’s Garage. “Todo mundo quer ter uma moto única. Se você pegar um modelo de moto e olhar a versão original e a customizada, vai ver claramente que são totalmente diferentes. É isso que as pessoas que nos procuram querem. Além de que, toda a modificação feita precisa atender o conforto do cliente. Por isso a gente faz tudo levando em consideração a altura do dono, a postura, a extensão dos braços”, completa.

O próximo passo da Tibel’s Garage é ampliar a capacidade de atendimento. “Só que para isso preciso encontrar pessoas que gostam tanto do que fazem quanto eu. Tem que entender a paixão por moto para conseguir atender os desejos dos clientes”, ressalta. Para conhecer mais sobre a Tibels’ Garage basta acessar o Instagram da empresa no @tibelsgarage. O telefone de contato é o (48) 99975.6830. Colaboração Lucas Renan Domingos, Portal Engeplus.