Último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica aponta 44 recuperados entre 111 confirmados com a doença

Criciúma e Içara

O último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Criciúma aponta que 39,63% dos criciumenses diagnosticados com a Covid-19 estão recuperados. De 111 pessoas confirmadas com a doença, 44 já estão curadas, segundo o informe.

A Vigilância Epidemiológica de Criciúma monitora a cada 48 horas o quadro clínico de pessoas confirmadas com o novo Coronavírus, e dependendo dos casos o monitoramento é realizado a cada 24 horas. “É um trabalho muito importante. Adotamos essas medidas conforme a realidade de cada paciente”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Cristiane Santos da Rosa.

O diagnóstico de pacientes curados funciona de duas formas. Uma delas é quando a pessoa é confirmada com a Covid-19 e cumpre os 14 dias de isolamento determinados e está assintomática nas últimas 72 horas. Já o segundo método é aplicado por meio dos testes rápidos. Essa maneira, que está sendo utilizada no município, é capaz de perceber o vírus de duas formas, detectando as imunoglobulinas G e imunoglobulinas M, também conhecidas por IgG e IgM.

No primeiro caso, ou seja, quando apontado com IgG, o paciente já teve contato com o vírus, porém, está recuperado e não o transmite mais. Já com o IgM, a pessoa está com a infecção ativa. Nessa situação, conta-se o período de 14 dias a partir do início do isolamento, para posteriormente diagnosticar a cura, sem sintomas nenhum nas últimas 72 horas desse prazo.

Dos 111 casos divulgados no último boletim, o município registrou quatro óbitos, e tem apenas uma pessoa confirmada com a doença internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Mais um curado em Içara

Em Içara, continua-se com os 13 confirmados e registrados no domingo (26). Houve, no entanto, de lá pra cá – segunda-feira (27) – o acréscimo de mais um morador com a Covid-19 curado. Segundo o boletim informativo divulgado na tarde de ontem (27), o município continua com 13 casos confirmados, sendo oito já curados da doença. O número de suspeitos também sofreu alteração, caindo de 12 para três. Já o dado de pacientes monitorados permanece igual, com 51 casos.

No Hospital São Donato, três leitos estão sendo ocupados por pacientes com casos confirmados, ou suspeitos, de coronavírus. Nenhum deles, entretanto, são içarenses. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há um homem de 46 anos, morador de Sangão, com resultado positivo, e uma adolescente de 17 anos de Timbé do Sul, que aguarda o resultado do exame. Um terceiro paciente se encontra ocupando um leito na clínica. Trata-se de um homem de Criciúma. Com 81 anos de idade, ele já teve o exame coletado e também aguarda os resultados. Estão ainda disponíveis na clínica do hospital 29 leitos.

Governo do Estado anuncia 44 mortes

Pelos dados de ontem, Santa Catarina tem 1.476 casos confirmados de Covid-19 e desde o início da pandemia, 44 óbitos já foram causados pelo novo coronavírus. O mais recente foi o de um homem de 77 anos, morador de Florianópolis, com comorbidades.

O número de municípios com casos confirmados é 114, dois a mais do que na última atualização diária. As cidades de Faxinal dos Guedes e Ibirama passaram a figurar na lista. A maior quantidade de pacientes com Covid-19 está em Florianópolis, com 263 casos. Na sequência, aparecem Blumenau (159), Joinville (145), Balneário Camboriú (68), Camboriú (66), Itajaí (53), Criciúma (53), São José (49), Brusque (40) e Navegantes (34).

Segundo os dados do governo, Santa Catarina está com 106 pacientes internados nas redes pública e privada em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre casos confirmados de Covid-19 (56) e suspeitos (50). Atualmente, o Estado está com 398 leitos de UTI reservados para pessoas com infecção por coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com ocupação de 16,8%. O Governo do Estado também informou que 182 pacientes já tiveram alta da UTI para leitos de enfermaria.