No comando

Ainda que de maneira temporária, o PT voltou ontem a comandar um município na região Carbonífera. Presidente da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, Célio Elias, assumiu o comando do executivo nesta manhã. Ele fica no cargo durante dez dias, período de licença do prefeito Neguinho e do vice Valcir Matias. Apesar de rápida a passagem é carregada de simbolismo para o PT da região, que já comandou a principal cidade do Sul do Estado. Prova disso é a presença do presidente estadual do partido Décio Lima e do deputado Federal Pedro Uczai. “É sim uma posse cercada de simbolismo para o PT porque ela mostra que o partido está forte, que resiste e que segue trabalhando para voltar ao protagonismo político da região”, avalia.

Candidato

A vinda das principais lideranças estaduais do partido também indica a tendência de Célio Elias candidato para uma vaga na Alesc este ano. “Sim, isso está bem encaminhado, praticamente sacramentado. Tem as questões legais, mas vamos representar o PT da região por uma vaga no parlamento do Estado”, adianta. Em entrevista à Massa FM, Célio Elias também fez questão de ressaltar a importância do gesto praticado pelo prefeito de Forquilhinha. “Isso mostra que há harmonia no comando da cidade sem que haja subserviência. Ouro detalhe, o prefeito me deixou tinta na caneta, isso vai permitir algumas ações para marcar a passagem”.

Recomendando

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou ao Município de Içara que promova a remoção de todas as placas publicitárias de uma imobiliária afixadas ilegalmente em equipamentos e espaços públicos e, posteriormente, efetue a cobrança do responsável por todos os custos da retirada. O prazo para o Município responder se acata ou não a recomendação – expedida no dia 24 de janeiro – é de 20 dias.

Sede Própria

“Podemos, sim, iniciar a obra da nova sede da Câmara Municipal de Criciúma ainda neste ano.” Quem afirma é a presidente da casa legislativa, Roseli De Lucca Pizzolo, depois de reunião com o prefeito Clésio Salvaro, na última sexta-feira (4), e com a maioria dos vereadores, na tarde de ontem, cerca de 14 parlamentares.  Roseli conta que o prefeito Clésio Salvaro entende a necessidade de uma Câmara mais próxima do cidadão e que já acionou a Secretaria de Obras para elaborar um projeto compatível com a importância da nossa cidade e com o número de habitantes. “E ainda sugeriu que a Câmara seja construída sobre a antiga pista de skate, ao lado do Ginásio Municipal Valmir Orsi.

IPTU

Termina no próximo dia 18 o prazo para que o contribuinte de Içara pague o IPTU 2022 em cota única. A informação é do Secretário de Fazenda do Município. Em entrevista à Massa FM Márcio Folis lembrou que a expectativa do município é arrecadar pelo menos 10 milhões de reais. Ele lembrou também que metade de todo o valor arrecadado será repassado ao Hospital São Donato. Contribuintes sem dívida com o município tem desconto de 10% no pagamento a vista. O IPTU também pode ser parcelado em até 5 vezes.

Devolução

O Hospital Materno infantil Santa Catarina terá que devolver pelo menos nove milhões de reais para os cofres do Governo do Estado. Alerta foi feito pelo vereador Paulo Ferrarezi durante a sessão desta segunda-feira na Câmara de Vereadores de Criciúma. Segundo ele, a devolução será feita porque o hospital não cumpriu parte das metas estabelecidas no contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde. A preocupação é de que o dinheiro acabe fazendo falta e prejudicando o atendimento na instituição.