Local oferece diferentes opções para moradores e visitantes de Balneário Rincão

A obra ainda não foi oficialmente entregue e sequer está concluída: a empresa que venceu a licitação ainda faz os serviços complementares, como a pintura, e um palco será montado para dança e atividades esportivas. Mas, muito antes do ato de inauguração ser marcado, o calçadão à beira-mar já está bastante movimentado, com moradores e visitantes de Balneário Rincão aproveitando as diferentes opções que a nova estrutura oferece.

Ainda em dezembro, o então ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, esteve no município para conferir as obras, acompanhado do prefeito Jairo Custódio e do ex-deputado federal Ronaldo Benedet, e saiu encantado com as novas possibilidades turísticas geradas na cidade.

“Essa cidade é outra. Dá para ver e sentir a diferença. Muito bom ver os recursos do Turismo serem bem aplicados. Quando Benedet me convidou para vir ver a obra, pois ele quem destinou esse recurso para a cidade, através do ministério, eu não imaginava a grandiosidade que eu veria. Saio feliz em ver que pude ajudar a desenvolver essa cidade que eu gosto”, disse Lummertz.

Com uma estrutura para todas as gerações, o calçadão deu uma nova identidade para a orla do Rincão. “Aqui o pai poderá fazer exercícios e o filho brincar no parquinho. Também temos espaços para prática de esportes, como futevôlei, skate, bicicleta, e outras opções. Com um espaço agradável, você poderá ter acesso ao mar, por uma passarela que também tem um espaço para sentar e ver nosso mar que é lindo”, comemora Custódio.

“O Jairo é uma revelação. Com seu jeito quieto, ele conseguiu o que muitos tentaram, todas as licenças ambientais para que a obra saísse do papel. Eu garanti os recursos, através de emenda, mas se não fosse a dedicação dele, isso não seria possível. E além de tudo, ele é o maior fiscal dessa obra, esteve todos os dias aqui, acompanhando de perto”, elogia Benedet.

A nova etapa do calçadão já está em fase de projetos e licenças ambientais e irá da antiga New York até a plataforma norte.

Maior movimentação ocorreu no Réveillon

Com a construção do calçadão, milhares de pessoas foram para o Balneário Rincão com seus familiares comemorar a chegada do Ano Novo. Além das festas tradicionais nas residências, a nova estrutura serviu de palco para shows regionais gratuitos, onde muitos turistas e moradores da cidade passaram o Réveillon.

Segundo o prefeito Jairo Custódio, o município só teve movimento semelhante no ano 2000. “Fizemos nosso melhor, nos organizamos, fizemos algumas mudanças na cidade para atrair turistas e que nossos moradores se sentissem orgulhosos da sua cidade. Podemos dizer que hoje nossa cidade está com uma autoestima ótima e isso já é perceptível”, enaltece.

Desde o último final de semana, a cidade conta com atividades esportivas e recreativas na beira-mar, todos os sábados e domingos, além de orientações e dicas de saúde. “Iniciamos uma série de atividades na orla e o trenzinho da alegria fará a diversão da criançada todos os finais de semana. A Secretaria de Saúde também estará na orla dando dicas e orientando a população. Isso é uma amostra da temporada de eventos em nossa cidade, que está só começando”, ressalta o diretor de Eventos do município, Fernando Casagrande.