Conselho para Içara

O município de Içara vai ganhar um Conselho Gestor Superior. A proposta foi encaminhada em junho pela prefeita Dalvania Cardoso. Na justificativa encaminhada com o projeto, a prefeita afirma que o comitê não irá substituir outros órgãos já existentes na cidade, mas sim auxiliar com a gestão da cidade. A proposta é semelhante a existente em outras cidades, como em Criciúma, por exemplo. “Ressaltamos que o referido comitê não substituirá os conselhos de políticas públicas, mas auxiliará o Executivo Municipal no cumprimento de metas estratégicas, dentro de uma visão sistêmica da Administração e do Governo, com maior resolutividade e eficácia”, justifica.

Propositivo e deliberativo

Segundo a proposta, o comitê terá caráter propositivo, consultivo e deliberativo. O projeto prevê a escolha, pela prefeita, de integrantes com notório conhecimento e experiência nas áreas de Saúde, Educação, Empreendedorismo, Agronegócio e Planejamento Urbano. Os integrantes serão pagos através de Jetons, no valor de R$ 500.

Chaminé na Câmara

Desde ontem (4) a Câmara de Vereadores de Criciúma conta com um novo parlamentar. Elton Dal Pont, o Chaminé, é sexto suplente do PSDB e assumiu a cadeira no Legislativo após a saída da vereadora Geovana Benedet Zanette (PSDB), licenciada por 30 dias. “Temos projeto de solicitar pavimentação nas ruas do bairro Naspolini e Mina do Toco. Além de projetos sociais na região, com o centro comunitário e a praça”, destacou. “Tudo que for bom para os bairros nós estaremos trazendo para a Câmara de Vereadores. Tenho certeza que nesses 30 dias vou me dedicar bastante”, destaca o novo parlamentar.

Fora do processo

Cleiton Salvaro está fora da disputa pelas prévias do PSDB. Foi o próprio ex-deputado que anunciou a decisão ao presidente do PSDB de Criciúma Vagner Espindola. Com isso restam cinco na disputa pela indicação do partido para a disputa por uma vaga na Alesc no pleito do ano que vem. Cleiton já havia se afastado do processo e a sua decisão não chega a surpreender. No ninho tucano o nome mais forte segue sendo o do secretário de Saúde Acélio Casagrande.

10 anos

Autoridades lideradas pelo prefeito Clésio Salvaro estiveram no domingo no Parque das Nações para celebrar os 10 anos do parque. Durante o ato Salvaro liberou recursos para uma revitalização da estrutura e fez questão de lembrar de seu parceiro na inauguração da estrutura. “Tenho que fazer justiça e lembrar do ex-vice-prefeito Márcio Búrigo, que também trabalhou intensamente para que o Parque das Nações se tornasse realidade”.

Assunto do Dia

Não foi política, economia, muito menos Covid-19. O tema mais recorrente nesta segunda-feira acabou sendo a pane geral que afetou Facebook, Whatsapp e Instagram. Para muita gente as redes sociais se tornaram ferramentas importantes de trabalho e a pane de ontem gerou dores de cabeça e prejuízos.

Otimismo

Prefeita de Içara Dalvania Cardoso não esconde o otimismo com a economia do município. Em entrevista à Massa FM, para falar do início dos cursos profissionalizantes que iniciam nesta terça ela comentou do momento positivo para a economia da cidade. “Continuamos crescendo e esperamos ampliar ainda mais estes índices. E estes cursos profissionalizantes são para permitir que nossa população possa ter acesso as vagas que estão sendo criadas por aqui”. A prefeita também confirmou que a cidade deve receber em breve o retorno da Eternit. A empresa que já operou na cidade, prepara seu retorno para os próximos meses.