Coluna Econômia em foco – 25/09/2019

51

Vale do Silício

Recentemente estive em uma missão técnica representando a Unesc no Vale do Silício. Que experiência incrível! O Vale do Silício é conhecido mundialmente pela concentração de empresas de base tecnológica e também por ser considerado o grande centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do mundo. O que mais chamou a atenção foi o funcionamento do ecossistema de inovação. Empresas, Governo e Universidade tem um papel fundamental no desenvolvimento histórico daquela região. A Universidade de Stanford, por exemplo, teve um papel fundamental no desenvolvimento do Vale. O principal impulso ocorreu entre o período da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. As demandas relacionadas ao desenvolvimento e produção de radares, aviões e armas, aliados aos subsídios governamentais e aos fomentos concedidos a Stanford, tornaram a região no principal centro tecnológico. O governo norte americano, no final dos anos 70, para estimular ainda mais e empreendedorismo no Vale do Silício, reduziu as taxas sobre os ganhos de capital, uma redução de 20 pontos percentuais, incentivando ainda mais o surgimento e desenvolvimento de empresas e startups.

Universidades

Pude ter certeza de que grandes mudanças tecnológicas ainda mais estruturantes estão por vir. Visitamos várias empresas e startups e duas universidades que estão ditando a velocidade dessas transformações tecnológicas. O ecossistema do Vale é muito dinâmico, eficiente e a articulação entre empresas, poder público e universidade garantem o sucesso daquela região. Nas universidades em que visitei, Stanford e Santa Clara, pude observar que existe uma flexibilização nos modelos pedagógicos e a uma forte parceria entre universidade, empresas, aceleradoras e startups. A legislação do sistema educacional no país norte americano é bem mais branda do que a observada no Brasil o que permite as instituições de ensino e ao estudante adequar-se as demandas específicas do mercado de trabalho.  Relato abaixo minhas impressões sobre as principais empresas visitadas.

Udemy

A Udemy possui o maior portfólio de cursos técnicos do mundo são mais de cem mil cursos em vídeos online oferecidos em quase sessenta idiomas. Os principais cursos estão relacionados aos negócios, finanças, tecnologia de informação, produtividade, design, saúde, música entre outros. O objetivo é ajudar as empresas e o setor público qualificando a mão de obra através dos seus cursos técnicos ofertados.  Conhecemos como se dá o funcionamento da empresa seus processos, forma de seleção dos professores, material didático e conteúdo.

SalesForce

É uma empresa de software especializada em CRM (Customer Relation Management) que conta ainda com outros produtos voltados ao atendimento do cliente, inteligência artificial, marketing e criação de aplicativos. Os produtos desenvolvidos são indicados para empresas de pequeno e médio porte, mas sem nenhuma restrição ao uso para as grandes corporações. Tivemos um bate papo incrível com um dos diretores que nos apresentou diversas formas de entender o comportamento do consumidor. Como destaque o respeito a diversidade e o entendimento dos comportamentos extremos é uma das formas mais inovadoras e inteligente para ser ter sucesso nessa revolução tecnológica que estamos vivendo.

Nvidia

Cidades inteligentes, automóveis autônomos, diagnósticos médicos ainda mais precisos, inteligência artificial, cloud computing e supercomputadores são os principais produtos desenvolvidos pela Nvidea. A empresa conhecida principalmente pela produção de unidades de processamentos gráficos (GPUs) e pelo desenvolvimento do sistema em unidades de chip, específico para o setor automotivo e de computação, vem se especializando cada vez mais em data centers e inteligência artificial. Uma das melhores visitas no Vale do Silício.

Plug and Play

Uma das maiores aceleradoras de startups do mundo, ficou conhecida por ser uma das primeiras investidoras em empresas como Google, PayPal e Dropbox. Além de fomentar startups também oferece infraestrutura de apoio, espaços de co-working e possui uma forte parceria com universidades, empresas e investidores. Estive acompanhando um Pitch com a participação de 26 startups e diversos investidores que buscavam novas formas de inovar nos mais variados setores econômicos.

E as demais…

Visitamos ainda a GSVLabs cujo o objetivo principal é conectar organizações e indivíduos que tenham como foco gerar oportunidades de negócio com alto impacto. Pipefy uma empresa especializada em facilitar a vida dos gestores suprimindo os conhecimentos específicos de programação. Em dois anos cerca de 15.000 empresas em 150 países utilizam o sistema desenvolvido pela startup. A Agora.io é líder no mercado no segmento de comunicação em tempo real e processa cerca de 10 bilhões de minutos por mês de vídeo, áudio e transmissão interativa ao vivo.  Especializada em streaming para TV a Roku acredita que TVs e decodificadores terão sistemas operacionais que proporcionam uma experiência ao usuário melhor do que a existente na maioria das TVs de hoje.

Thiago Rocha Fabris