Índices previstos ainda serão insuficientes para encher os reservatórios

Içara e Balneário Rincão

A Primavera é a estação bem aguardada pelos moradores de Içara e Balneário Rincão pelo fato de a população destes dois municípios ser apreciadora de um cenário mais florido. Em Içara, os canteiros dos trevos de acesso a cidade e as principais ruas estão chamando atenção pelo espetáculo do desabrochar das flores. No Balneário Rincão, desde o ano de 2018, a estação ganhou um colorido especial com o trabalho do grupo de voluntários, que plantam mudas de árvores ornamentais, deixando os principais pontos da cidade ainda mais colorido e florido.

Neste ano a estação chega com a previsão de chuvas associadas a passagens de frente frias, sistemas de baixa pressão mais comuns a partir de setembro. Na segunda quinzena de novembro as pancadas de chuva de verão, associadas à convecção da tarde, passam a ocorrer com mais frequência.

Em setembro, os totais de chuva variam de 150 a 210 mm no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina e de 110 a 170 mm nas demais regiões. Em outubro os volumes de chuva são os mais elevados do trimestre e variam de 210 a 280 mm no Oeste e Meio Oeste e de 140 a 180 mm nas demais regiões. Em novembro a chuva ocorre com totais de 130 a 180 mm em média.

No trimestre, os ciclones extratropicais atuam no litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura

No trimestre a previsão é de temperatura próxima da média climatológica no Litoral e acima da média do Extremo Oeste ao Meio Oeste de SC. Na primavera, sobretudo em outubro podem ocorrer episódios de frio, com formação de geada e até temperatura próxima de zero principalmente no Planalto Sul. Nevoeiros seguirão frequentes no trimestre, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade sobretudo no período noturno, madrugada e amanhecer, com destaque para nevoeiro marítimo mais denso e persistente na área costeira de SC.

Festa da Primavera

Em Balneário Rincão, o Dia da Árvore e a chegada da Primavera serão comemorados no sábado, quando será realizada uma ação, no pátio do Supermercado Santa Bárbaro, no Centro da cidade. No evento serão distribuídas 500 mudas de árvores frutíferas e ornamentais. Também será apresentado o relatório dos trabalhos realizadas nos últimos meses por parte dos voluntários, para que a avenida Leoberto Leal e o Calçadão da Beira Mar ficassem floridos.